Mil agentes das polícias Militar e Civil fizeram uma operação simultânea em três comunidades do Rio controladas pela maior facção criminosa do Rio – Complexo da Mar, Vila Cruzeiro e Cidade de Deus – nesta segunda (9). Criminosos ligados à facção estão envolvidos nas mortes de três médicos num quiosque na Barra, na madrugada da última quinta (5). A quadrilha vem travando disputas com milicianos por territórios na Zona Oeste do Rio. O objetivo da operação conjunta era cumprir cem mandados de prisão. Dois helicópteros blindados das corporações foram atingidos por tiros durante a ação. As duas aeronaves sobrevoavam a Vila Cruzeiro na hora dos disparos e precisaram fazer pousos de emergência. Nenhum agente se feriu com gravidade.
+ Amigo de médicos baleados na Barra saiu do quiosque vinte minutos antes
“Todos os integrantes dessa facção criminosa que têm mandado de prisão são alvos dessa operação. A atividade de inteligência, ao longo desse tempo que foi anunciada a Operação Maré, detectou a migração dessa organização criminosa para outras comunidades, reduto deles também. Então, decidimos aumentar o escopo de atuação com a Vila Cruzeiro e a Vila do João”, disse o secretário de Polícia Civil, José Renato Torres. Segundo ele, o diferencial dessa operação é o uso de “muita tecnologia”. Os agentes usaram seis drones para fazer o mapeamento das regiões onde as equipes atuam, além de câmeras de reconhecimento facial e aptas a leitura de placas. Tudo interligado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com transmissão das imagens em tempo real.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O balanço mais recente da operação dava conta de que foram apreendidos, num galpão na Vila Cruzeiro, cem quilos de pasta base de cocaína avaliados em 12 milhões de reais, que seriam para o traficante Abelha, além de meia tonelada de maconha. Nove pessoas foram presas — seis com mandados de prisão em aberto e três em flagrante. Foram encontrados um fuzil 762 nas proximidades do Ciep Marielle Franco, na Maré, e carregadores. Os agentes recuperaram também 16 veículos roubados. Um laboratório de refino de drogas e uma fábrica de produção de artefatos explosivos foram estourados.