Os acidentes envolvendo motocicletas na Linha Amarela tiveram uma alta de 13%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Lamsa, o total de ocorrências na via (envolvendo carros e motos) pode chegar a 11% até o fim do ano, se o percentual de acidentes mantiver a velocidade de crescimento atual. A concessionária afirma que as motos são responsáveis por mais da metade dos registros.
+ Veja de quanto foi o aumento no preço dos seguros de carros no Rio
A Lamsa realizou 8.935 atendimentos mecânicos a carros e motos de janeiro a agosto de 2021 e 11.801, no mesmo período de 2022. O mês com o maior número de ocorrências foi agosto. Ainda de acordo com a concessionária, metade dos acidentes com motos registrados neste ano aconteceu nos kms 19 (Inhaúma), 20 (Higienópolis) e 21 (Bonsucesso), sendo a maioria tombamentos, colisões traseiras e colisões laterais. Nos últimos cinco anos, houve vítimas em 61% dos acidentes atendidos pela concessionária, e mortes em 1% deles. Os tombamentos de moto no período correspondem a 45% das ocorrências. Em seguida, estão a colisão traseira e o engavetamento (31%), abalroamento ou colisão lateral (21%) e choque com objeto (2%).
+ Prazo para renovar CNHs vencidas de janeiro a junho de 2021 acaba dia 30
Os números acendem um alerta na Semana Nacional de Trânsito, realizada em todo o país de 18 a 25 de setembro. Para sensibilizar os usuários, a Linha Amarela receberá uma série de ações. “Os índices são preocupantes e esperamos que os eventos programados para este período sirvam de alerta sobre a necessidade dos cuidados na direção. Na Linha Amarela”, diz José Viana, gerente de Operação da Lamsa.
Entre as iniciativas previstas estão a distribuição e a instalação de 1.300 antenas anti-linha de pipa para motociclistas nesta segunda (19) e na terça (20). A ação acontece na Ilha do Fundão, dentro dos limites da Linha Amarela, em parceria com a Campanha Cerol Mata.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Já na quarta (21) e na quinta (22), os usuários que passarem pela Praça de Pedágio receberão brindes, como 10 mil lixeirinhas automotivas. A programação segue na sexta (23), das 9h30 às 10h30, com palestra sobre segurança no trânsito para as crianças atendidas pelo projeto Favela Mundo. A ideia é, a partir de mensagens lúdicas, conquistar o apoio dos pequenos na conscientização das famílias.