MP conclui investigação sobre crime ambiental no novo campus do Impa no Horto
órgão arquivou inquérito por não ter constatado irregularidades no projeto e agora investigará se houve difamação e calúnia em denúncia contra o instituto

Sinal verde para as obras do novo campus sustentável do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Horto: por não ter encontrado irregularidades, o Ministério Público estadual arquivou o inquérito que apurava crime ambiental na construção da instituição de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC). Agora, serão apurados crimes de difamação e calúnia contra o instituto. O novo campus deve ficar pronto em 2026.
+ Última semana do verão tem previsão de tempo quente e temporais
A investigação foi iniciada após acusações anônimas feitas ao canal Disque-Denúncia de ilícitos ambientais de desmatamento. No documento de arquivamento, o MPRJ afirma que “foi realizado exame pericial no local da suposta prática dos crimes pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli — ICCE, através do qual ficou demonstrado que ‘(…) durante o exame não se constatou divergência entre as atividades realizadas no local, com aquelas consentidas nos documentos de autorização. De modo que restou comprovado que os ritos exigidos para o licenciamento ambiental de obras na cidade do Rio de Janeiro estão sendo cumpridos naquele empreendimento’, conforme Laudo de Exame de Local”. As informações são do jornal O Globo.
“O novo prédio possibilitará aumentar as áreas de pesquisas e as atividades. Teremos mais recursos para responder e dar uma devolução à sociedade daquilo que a matemática pode fazer pelo bem-estar de todos. O novo campus nos dará mais meios para soluções em inúmeras áreas de forma efetiva”, disse ao jornal o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana. O Impa terá atividades que envolvem pesquisa avançada em matemática pura e aplicada, formação acadêmica com cursos como mestrado e doutorado, além de publicação de livros, promoção de olimpíadas de matemática e parcerias com empresas privadas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Localizado no número 60 da Rua Barão de Oliveira Castro, no Horto, o terreno do novo campus foi uma doação privada e é adjacente à atual sede do instituto. O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos, conquistou o Prêmio Reconhecimento 2017 América Latina, da Fundação Lafarge Holcim, da Suíça, a maior competição do mundo focada em design sustentável. O Impa também foi contemplado pelo prêmio na categoria Instituto de Pesquisa de Impacto Mínimo. Antes de iniciar as obras, o Impa apresentou o projeto à comunidade e fez ajustes para atender a solicitações dos vizinhos.