Continua após publicidade

MPRJ cria canal para receber denúncias de abusos em operações policiais

O serviço está disponível a partir desta terça (4), por meio do telefone ou WhatsApp, no número (21) 2215-7003. Áudios, vídeos e fotos podem ser enviados

Por Redação
Atualizado em 4 Maio 2021, 15h27 - Publicado em 4 Maio 2021, 15h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A partir desta terça (4), o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) disponibiliza um serviço de atendimento 24 horas para receber denúncias urgentes sobre casos de abusos de autoridade cometidos durante operações policiais em comunidades.

    +Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    As informações serão recebidas por meio do telefone ou WhatsApp, no número (21) 2215-7003, ou através do e-mail gt-adpf635@mprj.mp.br. Podem ser enviados áudios, fotos e vídeos que comprovem a violência ou abuso cometido.

    Após receberem as denúncias, o Grupo Temático Temporário Operações Policiais (GTT-Operações Policiais) analisará os materiais antes de encaminhar para promotores de Justiça que investigarão as ocorrências.

    Continua após a publicidade

    + Estado do Rio prorroga medidas de restrição até dia 18 de maio

    O canal será exclusivo atender as demandas urgentes das comunidades. Outros abusos ou ocorrências em contextos diferentes devem ser encaminhadas para a Ouvidoria-Geral do MPRJ, no telefone 127 e outros canais.

    Com as provas colhidas, os integrantes do MPRJ irão tomar as medidas de urgência para encerrar o abuso e as proteger provas, agindo como meio de interlocução com os órgãos de segurança pública.

    Continua após a publicidade

    + Covid-19: Rio inicia vacinação com imunizantes da Pfizer

    A medida cumpre uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tem como objetivo abrir um canal de diálogo com a sociedade para estabelecer uma apuração efetiva dos desvios de conduta durante as ações.

    Continua após a publicidade

    O GTT-Operações Policiais também será responsável por um plano de redução da letalidade policial no estado do Rio, em cumprimento aos termos da Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.