A cada 15 minutos, em média, uma mulher é vítima de violência física no estado do Rio. Em 2020, segundo dados do Dossiê Mulher, produzido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registrados 34.192 casos de violência física. Do total, 200 mulheres foram vítimas de homicídio doloso e 78, de feminicídio — quando a vítima é morta devido à sua condição de mulher ou em função de violência doméstica. De acordo com o Dossiê Mulher, a maioria das mulheres alvo de violência física (33.371 registros, ou 9 7,5%) sofreu lesão corporal dolosa, ou seja, agressão. Os dados foram divugados pelo jornal O Globo.
+ Firme e forte: cessão é renovada, e Rio garante sobrevivência do Teatro Casa Grande
Trinta e cinco por cento dos casos registrados em 2020 aconteceram na capital. O interior aparece em segundo lugar, com quase 31% das ocorrências. O fim de semana concentra quase quatro em cada dez casos (39%), e mais de um terço dos crimes (38%) ocorreram à noite.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A maioria das vítimas (51%) tinha entre 30 e 59 anos, e 58% do total de ocorrências de violência física tiveram como autor o companheiro ou ex-companheiro da vítima. Em 63% das vezes, a violência foi cometida dentro de casa. Em 35% dos registros, o crime foi cometido com socos, chutes ou pontapés.