Mutirão de limpeza encontra panela de pressão e pneus no fundo do mar
Quantidade de lixo nas ilhas e na praia, porém, foi considerada menor do que em coletas anteriores
O Dia Mundial da Limpeza, no sábado (23) foi comemorado com um mutirão de limpeza no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, e o Projeto Ilhas do Rio divulgou balanço que mostra uma queda na quantidade de lixo achado nas praias, e ausência de resíduos nas ilhas.
+ Sem ar-condicionado, ônibus marcam 53 graus e Paes desabafa no Twitter
O mesmo não ocorreu no fundo do mar, onde objetos como uma panela de pressão e pneus foram encontrados pelos mergulhadores.
“Isso mostra que embarcações que estão nos arredores vêm tomando pouco cuidado com seus equipamentos, e a presença desse material no fundo do mar causa danos tanto à vida marinha quanto aos visitantes, e mergulhadores, que podem se ferir”, diz Tatiana Ribeiro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo a assessoria de imprensa do Projeto Ilhas do Rio, foi a primeira vez que pouco lixo foi encontrado na areia da praia do Leblon, com 7 quilos entre plásticos e bitucas de cigarro. No Posto 11, um ponto de coleta seletiva foi montado para receber lixo eletrônico e óleo de cozinha. Ao todo, 200 quilos em eletrônicos e 5 litros de óleo foram receptados.