Continua após publicidade

Em expansão, setor de franquias é a estrela de feira no Riocentro

Expectativa dos organizadores é reunir 20 000 visitantes e gerar 200 milhões de reais em negócios durante os três dias do evento que começa nesta quinta (6)

Por Jana Sampaio
Atualizado em 5 dez 2016, 11h02 - Publicado em 4 out 2016, 12h58
Riocentro reformado
Riocentro: local escolhido para receber a 50ª Abav Expo, que volta ao Rio após dez anos de ausência. (Selmy Yassuda/Veja Rio)
Continua após publicidade

Em meio à crise econômica, poucos setores tem uma performance tão positiva a exibir quanto o de franquias. Apenas no primeiro semestre de 2016, o crescimento regristrado no país foi de 8,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. É com cifras como essa que os organizadores da 10ª Expo Franchising ABF Rio pretendem levar 20 000 investidores potenciais ao Riocentro entre 6 e 8 de outubro.

Além da área de exposição, o evento reunirá debates e conferências com especialistas como Beto Filho, presidente da ABF Rio e do Grupo Astral, Julio Monteiro, conselheiro fiscal da ABF Rio e CEO da Megamatte, Rogério Gama, diretor executivo da YES! Idiomas, Tom Leite, CEO Grupo Trigo (Spoleto, Domino’s, Koni),e Flavio Maia, presidente da BGT – Brasil. Entre os temas abordados no encontro, os futuros empreendedores poderão entender os critérios mais importantes para a escolha da franquia ideal e como escolher e negociar pontos comerciais.

A expectativa da ABF Rio é que a Expo Franchising gere R$ 200 milhões em negócios. Alguns dos destaques desta edição são os novos modelos de franquia, como os food trucks, e as opções enxutas de negócios, chamadas também de microfranquias, com investimento inicial de até 5 000 reais.

As estatíticas do setor apontam que o Rio foi o estado que apresentou a maior expansão no cenário nacional nos últimos seis anos e alcançou o faturamento de R$ 7,4 bilhões no primeiro semestre deste ano. De acordo com Rubens Slaviski, diretor do núcleo de negócios da Fagga | GL events Exhibitions, a franquia acaba se tornando um importante fomentador de negócios em momentos econômicos adversos. “O objetivo da feira é contribuir para o crescimento da economia e a geração de empregos e renda em âmbito nacional”, explica. A lista com todos os expositores está disponível no site da feira.

+ Empresários cariocas superam a crise e ampliam seus lucros

Continua após a publicidade

Confira abaixo seis modelos de de franquias que estarão presentes na feira:

Espetto Carioca – Container

Com investimento menor e formato mais enxuto, o formato da loja terá uma maquete exposta na feira. O investimento inicial para um novo restaurante é de R$ 245 mil.

San Martin Seguradora

Corretora de seguros desde 1995 no mercado, a San Martin Seguradora oferece aos franqueados o modelo home-office com investimento inicial a partir de R$ 26 mil.

Chiquinho Sorvetes – quiosque externo

Maior rede do segmento de sorveterias no Brasil, a Chiquinho tem mais de 400 lojas franqueadas no país. O valor mínimo para iniciar um investimento é de R$ 220 mil.

Mr. Black Café Gourmet – quiosque interno

Marca do segmento de cafeteria, a empresa irá apresentar no evento o modelo de microfranquia em formato de quiosque interno, com investimento inicial de R$ 100 mil e retorno entre 24 e 36 meses.

Continua após a publicidade

Jan PRO – Prestação de serviço

A empresa, que atua no segmento de limpeza, tem como foco a microfranquia e aposta em candidatos a franqueados que possam investir a partir de R$ 2,8 mil.

Oggi Sorvetes – Loja self-service

A rede aposta no rápido retorno do investimento, que tem o custo inicial de R$ 100 mil, como atrativo para o franqueado.

+ Cervejarias do Rio dominam o Mondial de La Bière

Dez dicas para um novo empreendedor ser bem sucedido e não ter prejuízos

• Pesquise o mercado de franquias e converse com especialistas.

Continua após a publicidade

• Escolha o setor que deseja investir (a escolha deve ser feita a partir de como aquele modelo de negócio funciona e não apenas pela identificação do franqueado com a marca).

• Escolha uma marca com a qual se identifique.

• Converse com outros franqueados da rede e entenda como é a relação com a franqueadora

• Entenda as regras que determinadas pela empresa como padrão (não se pode modificá-lo sem aprovação prévia).

Continua após a publicidade

• Envolva-se com o negócio: Quanto maiores a habilidade e a disponibilidade comercial do franqueado, maiores as chances de sucesso.

• Conheça e avalie os riscos.

• Conheça os direitos e os deveres estabelecidos pela sua franqueadora antes da assinatura do contrato

• Consulte um advogado e conheça a lei de franquias n° 8955/94, que regula o setor.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.