Com novidades inspiradas em Gramado, Miguel Pereira atrai visitantes
Destino tem ganhado novas atrações, a exemplo o maior parque de dinossauros do mundo, e investimentos que estão mudando a cara da cidade serrana
A cerca de 120 quilômetros do Rio, uma cidade serrana de clima ameno e atmosfera acolhedora ficou lotada nos últimos feriados. No prolongado Dia do Trabalho, Miguel Pereira arrematou o primeiro lugar na lista dos destinos fluminenses com a maior ocupação hoteleira do estado, repetindo a colocação alcançada antes em feriados como Dia do Trabalhador, Tiradentes, Páscoa. Com 93% dos quartos reservados, o município localizado na histórica região do Vale do Café deixou para trás pontos mais famosos, como Cabo Frio (83%), Búzios (82%), Petrópolis (82%), Nova Friburgo (82%) e Penedo (82%) — movimento impulsionado por crescentes investimentos no turismo da região.
A inspiração para a efervescente renovação deste charmoso aglomerado urbano veio da Serra Gaúcha, mais especificamente de Gramado, que atrai no inverno uma multidão de brasileiros de todo canto. “Comparamos as duas cidades, observamos as semelhanças naturais entre elas e o que poderia se encaixar aqui para alavancar o turismo”, conta o vice-prefeito Pedro Paulo Quinzinho.
Assim como Gramado, Miguel Pereira agora tem uma rua que concentra um pontilhado de bons estabelecimentos gastronômicos. Próximo a ela, uma via sinuosa cercada por flores, plantas e simpáticos postes de luz é local irresistível para tirar fotos (igual a Gramado). Um lago com pedalinhos que reflete a calmaria do município de menos de 40 000 habitantes também fascina o visitante, que aparece por lá para apreciar o entardecer.
Casinhas comerciais com toque europeu, de fachada com pedra, madeira e cores claras, se espalharam. Por onde se olha, avistam-se obras para receber os turistas, cujo número vem crescendo exponencialmente desde a inauguração da principal novidade local: a Terra dos Dinos, considerado o maior parque de dinossauros do mundo, maior até que o de Gramado. Aberto em outubro de 2022, fruto de uma parceria público-privada com a prefeitura, a expectativa é receber 1 milhão de pessoas por ano.
Encarapitado no Parque Rocha Negra, unidade de proteção integral com 1,4 milhão de metros quadrados e cercada por belas montanhas, o parque apresenta mais de quarenta réplicas de dinossauros animadas por movimentos e sons realísticos. “Eu e meu esposo já tínhamos visitado a versão de Gramado, mas achamos a de Miguel Pereira mais interativa e empolgante”, compara a professora Fabiana Sá, 45 anos, moradora de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, que passou um fim de semana hospedada na cidade com marido, filha, cunhados e sobrinho.
Do início ao fim do percurso, crianças e adultos se tornam exploradores e muitos relatam se sentir dentro do clássico cinematográfico Jurassic Park ao encarar dinossauros como o famoso tiranossauro ou o argentinossauro, um dos maiores animais que já habitaram a Terra, com seus mais de 30 metros de comprimento. O trajeto é dividido em três períodos — triássico, jurássico e cretáceo — e traz informações e curiosidades sobre cada espécie, além de propiciar momentos interativos com os dinos e seus “domadores”.
Nos fins de semana e feriados, enormes filas tomam conta do parque, que possui trilha suspensa, tirolesa, restaurante e loja temática. Mais atrações estão previstas até o fim do ano. “Em novembro, vamos inaugurar uma imperdível”, garante o empresário carioca Márcio Clare, um dos donos da Terra dos Dinos, sem dar spoiler sobre a futura expansão.
Uma turma opta por um bate e volta à região só para desbravar a Terra dos Dinos, mas outros aproveitam para esticar o passeio. “Após a abertura do parque, nossa taxa de ocupação aumentou até 30% durante a semana e 100% nos fins de semana e feriados”, comemora a empresária Laura Almeida, proprietária desde junho de 2022 do Costa del Mar, um hotel butique situado em frente ao Lago Javary.
Segundo a Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Miguel Pereira conta com sete hotéis-fazenda, treze hotéis, trinta pousadas, dois hostels e um resort, que somam quase 3 000 leitos. Ainda assim, a explosão da demanda faz com que muita gente precise buscar abrigo em cidades ao lado, o que as beneficia. É o que relata o conselheiro da ABIH-RJ, Jaime Neto, proprietário do Hotel Fazenda Santa Bárbara, situado na vizinha Engenheiro Paulo de Frontin.
“Nossa ocupação cresceu graças aos atrativos de Miguel Pereira, que tem sido um motor do turismo na região”, afirma. E assim, num virtuoso ciclo da economia, mais empreendimentos começam a despontar na paisagem. O luxuoso hotel Colline de France, de Gramado, eleito o melhor do mundo em 2021 por usuários do TripAdvisor, já adquiriu um terreno para erguer uma filial ali. “A ideia é construir o Copacabana Palace de Miguel Pereira, mas com valores de diárias e serviços que contemplem um público amplo. Teremos ainda espaços abertos aos não hóspedes, como spa e restaurante”, explica o dono Jonas Tomazi.
A gastronomia também vem assistindo a um bem-vindo impulso, com casas de renome aportando naquelas bandas. Um dos mais tradicionais restaurantes de Portugal, o Pedro dos Leitões, ganhará sua primeira filial fora do país em Miguel Pereira. Será tocado em parceria com o Grupo Mocellin, da churrascaria Mocellin (ex-Porcão), ao redor do Lago Javary, que promete se converter em point da boa mesa.
O promissor horizonte é celebrado pelo restaurateur Daniel Guimarães, fundador do vizinho Le Vélo Montagne, há cinco anos no local servindo pratos diversos e, mais recentemente, pizzas de fermentação natural. “Antes, a gente dependia dos veranistas, e qualquer imprevisto fazia o faturamento despencar, enquanto hoje, com o fluxo de turistas, nosso negócio ganhou força”, diz. No último ano, os donos do Le Vélo inauguraram uma pequena padaria artesanal, a Cesta de Trigo, e o Bistrô do Lago — um dos dez empreendimentos que abriram as portas na Rua Coberta, onde em breve serão instaladas duas salas de cinema.
Nesta área do Centro, agitada também pelo Espaço do Artesão e do Agricultor, voltado a pequenos artistas e comerciantes, logo haverá lugar destinado a floristas e o Parque das Aves. A prefeitura promete revitalizar as imediações, padronizando calçadas, aterrando a fiação aérea e renovando a fachada dos prédios.
Ao cenário, será acrescida uma maria-fumaça, que circulará nos fins de semana e feriados. Com as obras quase finalizadas, a locomotiva será o primeiro trem turístico do estado do Rio e percorrerá um trajeto de 9 quilômetros até Governador Portela, sede do segundo distrito do município. A viagem incluirá a história da cidade do Sul Fluminense e do estado desde a época da colonização, com a tripulação usando trajes de época. A inauguração do passeio é inspiração também para um já planejado museu sobre as locomotivas a vapor. Próxima parada, Miguel Pereira.
Dicas de viagem
Novas atrações para curtir no município
Apreciar os ipês-amarelos da Serra
A prefeitura plantou mais de 2 000 árvores às margens da estrada RJ-125, do trecho da ponte de Arcádia até o pórtico da cidade.
Experimentar os sabores da Rua Coberta
O polo gastronômico conta com oito lojas de produtos gourmets e dois restaurantes panorâmicos. Em breve, abrem ali duas salas de cinema.
Comprar suvenires no Espaço do Artesão
Construído para valorizar os artistas locais, o espaço tem quiosques com produtos como canecas, bolsas e camisas.
Viver uma aventura na Terra dos Dinos
Além da trilha dos dinossauros, os visitantes do parque podem embarcar em atrações radicais, como a tirolesa e uma trilha suspensa.
Conhecer os produtos do Espaço do Agricultor
Nos quase 2 000 metros quadrados, mais de noventa expositores oferecem hortaliças, frutos, embutidos, doces, temperos, biscoitos e pães caseiros.
Passear no Lago Javary
Cartão-postal com seu belo pôr-do-sol, tem passeios de pedalinho, bicicletas e restaurantes, como o Lé Velo Montagne, com pizzas à noite.