Gatinhos na tela
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abrinpet), há mais de 22 milhões de gatos no país. Para atender aos donos dos bichanos, acaba de ser lançado o aplicativo gratuito Hashcat. Nele, os usuários criam perfis para seus gatos ou registram-se apenas como admiradores da espécie. Postam, curtem e comentam fotos, que podem ser tagueadas com até duas de dezessete hashtags predefinidas. O aplicativo (www.hashcat.com.br) está disponível para os sistemas Android e iOS.
+ Dez aplicativos para amantes de animais
+ Cachorros ganham aplicativo de paquera no estilo Tinder
Manual do cão esperto
Em Adestre Seu Dono sem Estresse — Uma Conversa de Cão para Cão com Rex Retriever, a autora, Ana Margarida Mignone, dá voz a um cachorro (cujo nome aparece no subtítulo), que ensina outros animais a fazer os humanos realizar todas as suas vontades. “É uma brincadeira que se baseia no carinho entre cães e homens. São os amantes dos peludinhos que se identificam como donos adestrados”, diz Ana, que destinará parte da renda obtida com a venda da publicação a abrigos e instituições ligadas à causa animal. A obra, com 197 páginas, é dividida em capítulos como “Sozinho em casa… Oportunidade sem fim!” e “Levando seu dono para passear”. E vem mais por aí. “O próximo livro está em processo de elaboração, tendo como base a relação entre Rex e seus mais de 7 000 seguidores no Facebook”, adianta a autora.
› Portõezinhos, barricadas? Nem pensar! Isso é o fim da picada! Um dono bem adestrado lhe assegura o passe livre para entrar em todos os lugares onde ele estiver.
› Pela manhã, bem cedo, vá de cama em cama acordando os dorminhocos e veja qual o primeiro a se levantar, colocar a coleira em você e levá-lo para passear.
› Ande sempre na frente de seu dono. Deixe claro que você é que está na liderança. Decida para onde quer levá-lo, de acordo com os seus interesses.
Miss felina brasileira
O Clube Brasileiro do Gato (CBG), o maior clube felino da América Latina, acaba de anunciar o Gato do Ano de 2015. É uma persa, de 2 anos de idade, chamada Lambada, que, por ironia do destino, nasceu na Alemanha (mas foi criada no Brasil). Ela ficou em primeiro lugar no ranking dos felinos graças ao corpo largo, forte e pesado e aos olhos grandes e redondos, que chamaram a atenção dos juízes que observaram os candidatos ao longo do ano. Segundo a dona da gatíssima, Thais Mota Lote, o bom resultado se deve a uma alimentação balanceada, ao regular acompanhamento veterinário e a muito amor. Animada com o resultado, ela anuncia que, neste ano, Lambada dará cria pela primeira vez.