Banho de loja: como ficará o novo Sesc Ginástico, no Centro, após retrofit
Demolição de parte do edifício está quase concluída. Licitação para definir a empresa responsável pelas obras é prevista para o segundo semestre do ano
A antiga sede do Clube Ginástico Português, na Avenida Graça Aranha, no Centro, passará por um retrofit para se tornar o novo Sesc Ginástico: um projeto que trará modernidade ao prédio, preservando ainda características arquitetônicas originais. A demolição de parte do edifício está quase concluída: 80% do que será descartado da edificação já virou escombro e 42% da estrutura remanescente já foi restaurada. Após a conclusão das duas etapas, necessárias para suportar o retrofit, o Sesc RJ lançará a licitação para definir a empresa responsável pela obra.
+ Censo 2022: população da cidade do Rio cai quase 2% em comparação com 2010
A concorrência deverá ser aberta no segundo semestre desse ano. O projeto prevê para a reformulada unidade aproximadamente 14.180 metros quadrados de área, que contemplam a construção nova e a estrutura antiga preservada, em estilo Art Decó. Segundo o coordenador de Arquitetura do Sesc RJ, Erick Carvalho, serão mantidos o salão nobre, a fachada frontal e o ginásio poliesportivo, entre outros elementos arquitetônicos do prédio, considerado patrimônio histórico e artístico da cidade.
Com grande complexidade técnica, o projeto buscou prever a modernização das instalações físicas a fim de adequar os espaços do edifício para os diferentes usos. A nova unidade terá, por exemplo, uma praça pública em sua cobertura batizada de “Parque das Águas”, com cafeteria e varanda voltadas à primeira piscina semiolímpica elevada da América Latina, no 9º pavimento, que será reativada.
Outra novidade será um mirante com vista para a Avenida Graça Aranha e os edifícios icônicos do Centro da cidade. O espaço servirá como segundo balcão para o cinema ao ar livre que também será montado no local. Haverá ainda a reativação do tradicional restaurante do clube.
Varandas, terraços, jardins, além de um esquema de fluxos com rampas, escadas e novos elevadores também são previstos pelo projeto, com o objetivo de possibilitar a visita a espaços como o Sesc+ Saúde (clínica odontológica e Espaço Mulher), quadra poliesportiva, salas multiuso, salão nobre e o teatro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A proposta do novo Sesc Ginástico é alinhada ao projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio, que quer atrair moradores para a área central da cidade. É previsto que a nova unidade passe a operar em 2025.