A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) espera um crescimento de 56% no número de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, até dezembro. O aumento é consequência da limitação das decolagens no Aeroporto Santos Dumont, que deve registrar uma redução de 28% na quantidade de voos no mesmo período. As mudanças começaram a valer, de forma gradual, neste domingo (1), e são consequência de uma portaria assinada pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em agosto, garantindo o processo de migração de voos. Nesta segunda (2), o prefeito Eduardo Paes se reune com o atual titular da pasta, Silvio Costa Filho, que já anunciou investimentos de 300 milhões de reais na infraestrutura do Santos Dumont.
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Apesar de ter capacidade para receber 37 milhões de pessoas, menos de 6 milhões de passageiros passaram pelo Galeão no ano passado. Para 2023, a expectativa é fechar o ano com 7,8 milhões de passageiros, um terço a mais. Além de atender aos apelos de autoridades fluminenses que cobravam uma solução para o esvaziamento do terminal internacional, as mudanças vão permitir a obra de implantação de áreas de escape na pista do Santos Dumont, prevista no novo PAC. O terminal doméstico encerrou o mês de setembro com uma média de 5.028 voos mensais. Em dezembro, eles estarão reduzidos a 3.328 voos mensais, menos 1,4 mil voos. Já o Galeão encerrou o mês de setembro com média de 1.902 voos. A expectativa é que, em dezembro, o aeroporto tenha 2.976 voos, um aumento de 1.074 voos.
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A partir do dia 2 de janeiro do ano que vem, o Santos Dumont terá apenas voos domésticos com distância máxima de 400 quilômetros, o que incluiria São Paulo e Belo Horizonte. Assim, o aeroporto voltaria a receber menos de 10 milhões de passageiros por ano. A Gol, por exemplo, já retomou as rotas para Curitiba (20 por semana), Florianópolis (20 por semana), Caxias do Sul (2 por semana), Porto Alegre (27 por semana) e Campinas (18 por semana). No fim do mês, serão mais 11 voos semanais para Navegantes. A partir da segunda quinzena de dezembro, a companhia aérea retoma as rotas para Goiânia (6 por semana) e Porto Seguro (8 por semana). A Azul terá 4 voos diários para Recife, a partir de novembro, bem como as rotas para Campina Grande, com 1 diário, e Maceió, com 1 voo semanal. Já a Latam passará a voar do Galeão para Porto Seguro, com 1 voo diário, além de Caxias do Sul, com 2 por semana. Além disso, serão dois voos semanais para Manaus a partir de janeiro.