O que é a nuvem lenticular, flagrada por motorista na Ponte Rio-Niterói
Fenômeno foi filmado e compartilhado nas redes sociais, onde ganhou comparações com o Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Uma nuvem com formato de disco voador chamou a atenção de motoristas que trafegaram pela Ponte Rio-Niterói nesta quarta (3). O curioso fenômeno foi filmado e publicado nas redes sociais, onde usuários apontaram sua semelhança com o Museu de Arte Contemporânea (MAC), prédio icônico da cidade fluminense idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
+ Como é o primeiro quiosque sustentável da orla, instalado em São Conrado
“O museu de Niterói decolou. O MAC decolou”, brinca o motorista que registrou o fenômeno em vídeo. “Por isso que acordei passei lá de manhã e não tinha museu”, brincou outro usuário no Instagram. Essa nuvem em formato de lente é chamada pelos meteorologistas de “lenticular” e costuma se formar em regiões montanhosas.
https://twitter.com/diretodomiolo/status/1775610292723994764?s=20_
Segundo meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), elas se formam sob ventos fortes e, geralmente, entre 2 e 10.000 metros de altitude. O episódio costuma ocorrer em regiões do Brasil como a Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba. São nuvens que não se movem e são formadas continuamente, à medida que o ar ascende na atmosfera sobre o relevo e se condensa.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui