Continua após publicidade

Obra no Parque do Flamengo revitalizará área infantil e quadras esportivas

Primeira das quatro etapas da reforma será concluída até o segundo semestre; Coreto Estrela, de Reidy, ciclovia e pista de skate também serão recuperados

Por Da Redação
17 fev 2022, 13h00
Na primeira fase, os destaques são a reforma da Cidade das Crianças e das quadras poliesportivas
Parque do Flamengo: primeira fase da revitalização tem como destaques a reforma da Cidade das Crianças e das quadras poliesportivas. (Beth Santos/Prefeitura do Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

Começaram nesta quarta (16) as obras de revitalização do Parque do Flamengo. Segundo a Secretaria municipal de Conservação, a reforma será realizada em quatro etapas. Nesta primeira, os destaques são a reforma da Cidade das Crianças, equipamento infantil idealizado pela pedagoga Ethel Bauzer Medeiros, e das quadras poliesportivas. A etapa está prevista para ser concluída no início do segundo semestre.

+ SOS Petrópolis: veja como ajudar as famílias desabrigadas pelo temporal

Há mais de dez anos o Parque do Flamengo não passava por uma revitalização desse porte, segundo a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco. “É um espaço democrático que está num estado de abandono grave. Teremos as obras e, depois, a manutenção adequada ao longo dos anos. Vamos recuperá-lo e devolvê-lo com qualidade para a população”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

“O restauro da Cidade das Crianças, por exemplo, atende a um pedido antigo da população e devolve uma área de lazer que marcou a infância de muita gente”, completou a secretária.

+ Mais uma baixa: Yole Mendonça deixa direção da escola do Parque Lage

Continua após a publicidade

Nesta fase inicial da revitalização também serão feitos outros serviços, como a recuperação de pisos em pedras portuguesas, saibro e concreto; manutenção de balizadores, guarda-corpos e grampos de proteção para calçadas; plantio de grama e reposição de bancos e mesas em concreto. Paralelamente, foi firmado um contrato exclusivo para a reforma dos campos de grama sintética.

As próximas etapas incluem a restauração do Coreto Estrela, assinado por Affonso Eduardo Reidy, e a manutenção dos pavimentos da ciclovia e da pista de skate. Também estão previstas a recuperação do entorno do Monumento a Estácio de Sá, do Museu Carmem Miranda, do Pavilhão Japonês e do anfiteatro, bem como das passagens subterrâneas da Avenida Rui Barbosa e das ruas Tucumã e Dois de Dezembro. Na altura do Museu de Arte Moderna serão recuperados o Jardim de Ondas e o espelho d’água em frente ao museu.

A iluminação do Aterro do Flamengo também passou por revitalização dentro do programa Luz Maravilha, Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública que promete modernizar todos os pontos de iluminação do município até dezembro de 2022. Os pontos de iluminação da Avenida das Nações Unidas e das avenidas da Praia de Botafogo e da Praia do Flamengo já foram totalmente contemplados, assim como as luzes da ciclovia. Agora, as passagens subterrâneas, as orlas do Flamengo e de Botafogo, assim como a ciclovia de Botafogo também serão beneficiadas pelo programa. No momento, a iluminação do acesso às passagens subterrâneas está em processo de modernização. O novo sistema de iluminação dos pontos do Aterro, principalmente das passagens subterrâneas, será baseado em projeto para minimizar os danos causados pelo vandalismo.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Idealizado por Lotta de Macedo Soares, o Parque do Flamengo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. O projeto paisagístico é de Roberto Burle Marx e a concepção urbanística, de Affonso Eduardo Reidy.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.