Continua após publicidade

Após 8 meses, obras de contenção do Parque da Catacumba chegam ao fim

Intervenções foram iniciadas em abril e incluíram muros de contenção, biomanta e canaletas; investimentos ultrapassaram 1,4 milhões de reais

Por Da Redação
Atualizado em 19 dez 2022, 13h59 - Publicado em 19 dez 2022, 13h10
Parque da Catacumba
Parque da Catacumba: iniciadas em abril, obras custaram mais de 1,4 milhões de reais. (Fábio Motta/Prefeitura do Rio de Janeiro)
Continua após publicidade

Após oito meses, estão prontas as obras de contenção e drenagem do Parque da Catacumba, na Lagoa. Iniciadas em abril pela prefeitura do Rio, por meio da Geo-Rio e com apoio da Subprefeitura da Zona Sul, elas custaram mais de 1,4 milhões de reais.

+ Vizinhos de peso disputam a chance de dar protagonismo ao Jardim de Alah

As intervenções foram feitas em onze pontos. No ponto 1, por exemplo, que abrange uma área de 400 metros quadrados, foi realizado um procedimento chamado de solo grampeado, revestido com biomanta, e instalada uma tela de alta resistência. Três muros ciclópicos foram executados no ponto 2, e no ponto 3 as equipes da Geo-Rio desmontaram um bloco rochoso de 130 metros cúbicos. Nos pontos 4 e 5, foram construídos uma cortina ancorada de 88 metros quadrados e um muro de gabião de 32 e de 50 metros quadrados, respectivamente. A encosta recebeu, ainda, retaludamento (600 metros quadrados), canaletas com degraus apoiada (90 metros) e estaqueada (38 metros) em solo, além de concreto projetado com viga estaqueada (23 metros). Para reforçar a estabilização do local, uma mureta chumbada de 37,50 metros quadrados foi executada e uma área de 1.300 metros quadrados foi reflorestada.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“O Parque da Catacumba é muito bonito e agora está seguro para a população usufruir”, disse o presidente da Geo-Rio, Anderson Marins. “As obras de contensão no Parque da Catacumba eram uma demanda antiga e que estamos entregando. Além de garantir a segurança dos frequentadores, queremos oferecer boas experiências para quem utiliza aa áreas de lazer da cidade”, reforçou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.