Após oito meses, estão prontas as obras de contenção e drenagem do Parque da Catacumba, na Lagoa. Iniciadas em abril pela prefeitura do Rio, por meio da Geo-Rio e com apoio da Subprefeitura da Zona Sul, elas custaram mais de 1,4 milhões de reais.
+ Vizinhos de peso disputam a chance de dar protagonismo ao Jardim de Alah
As intervenções foram feitas em onze pontos. No ponto 1, por exemplo, que abrange uma área de 400 metros quadrados, foi realizado um procedimento chamado de solo grampeado, revestido com biomanta, e instalada uma tela de alta resistência. Três muros ciclópicos foram executados no ponto 2, e no ponto 3 as equipes da Geo-Rio desmontaram um bloco rochoso de 130 metros cúbicos. Nos pontos 4 e 5, foram construídos uma cortina ancorada de 88 metros quadrados e um muro de gabião de 32 e de 50 metros quadrados, respectivamente. A encosta recebeu, ainda, retaludamento (600 metros quadrados), canaletas com degraus apoiada (90 metros) e estaqueada (38 metros) em solo, além de concreto projetado com viga estaqueada (23 metros). Para reforçar a estabilização do local, uma mureta chumbada de 37,50 metros quadrados foi executada e uma área de 1.300 metros quadrados foi reflorestada.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“O Parque da Catacumba é muito bonito e agora está seguro para a população usufruir”, disse o presidente da Geo-Rio, Anderson Marins. “As obras de contensão no Parque da Catacumba eram uma demanda antiga e que estamos entregando. Além de garantir a segurança dos frequentadores, queremos oferecer boas experiências para quem utiliza aa áreas de lazer da cidade”, reforçou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.