Por que as obras da estação Gávea do metrô devem levar quatro anos
Projeto sofreu alterações, como a supressão do acesso à estação que ficaria no Shopping da Gávea e das escadas rolantes; entrada e saída serão por elevadores

As obras de conclusão da estação Gávea do Metrô devem durar quase quatro anos (43 meses). É o que prevê a proposta de fusão das operações das concessionárias Metrô Rio (Linhas 1 e 2) e Rio Barra (Linha 4), que viabilizará a conclusão do projeto, anunciado em 1990 e interrompido há dez anos. A proposta está em fase final de análise pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). E, embora o secretário estadual de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis, tenha anunciado que os trabalhos serão retomados ainda em fevereiro, o canteiro de obras continua desativado.
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Para viabilizar a conclusão, o projeto precisou ser simplificado para um maior custo-benefício. Segundo o jornal O Globo, o acordo prevê, por exemplo, a eliminação de um dos acessos à estação que ficaria no Shopping da Gávea. Além disso, os 20 mil passageiros diários esperados para a Gávea não terão escadas rolantes para chegar e sair das plataformas. Eles vão entrar e sair da estação, localizada a 55 metros do nível da rua, por elevadores. Sem as alterações, a intervenção custaria mais de R$ 1,3 bilhão.
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Outras alterações no projeto já haviam sido anunciadas para reduzir despesas. Uma delas é não reativar o tatuzão para concluir as escavações que faltam entre as estações da Gávea e Antero de Quental (Leblon). O que será concluída é a conexão entre São Conrado e a Gávea. Com as alterações, se algum dia o estado retomar o desenho original da Linha 4, serão necessárias obras de ampliação, com novas escavações.