Variante foi responsável pela terceira onda de infecções da Covid-19 no país, a Ômicron dá sinais de que está próxima de seu fim. Segundo o último Boletim epidemiológico da Fiocruz, de sexta passada (8), os números de novos casos da doença e de óbitos tiveram queda significativa no país: 36% e 41%, respectivamente. A Média Móvel de mortes pela doença no Brasil chegou a 158 por dia na mesma data. Os cientistas veem um cenário bastante positivo no país, com essa diminuição, rápida e sólida, dos casos e óbitos.
+ Na biografia de Arthur Sendas, décadas de histórias do Rio e do varejo
“Como reflexo dessa tendência geral, houve queda dos indicadores de transmissão em grande parte dos estados”, informa o boletim da Fiocruz, que destaca ainda que, pela primeira vez desde maio de 2020, nenhum estado superou a marca de 0,3 óbito por 100 mil habitantes. Esse resultado estaria relacionado à grande operação de vacinação da população. Até agora, 82,5% dos brasileiros receberam a primeira dose, 75,4% estão com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) e 37,1%, com a dose de reforço.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O menor número de casos severos de Covid-19 tem permitido que os estados reduzam o número de leitos de terapia intensiva destinados apenas a adultos com a doença no Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo com essa diminuição, a Fiocruz avalia que os estados vêm mantendo taxas cada vez mais baixas de ocupação de leitos pela doença.