Continua após publicidade

Onde dançar forró no Rio

Para os amantes do arrasta-pé, um roteiro com os melhores lugares para curtir um forró na cidade. Veja as casas do Rio onde dançar coladinho é a ordem

Por Louise Peres
Atualizado em 5 jun 2017, 14h03 - Publicado em 3 Maio 2013, 20h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aquele som gostoso que sai da sanfona percorreu um longo caminho até se tornar o que hoje conhecemos como forró. A partir dos anos 50 o termo, que designa um tipo de baile popular animado pela sanfona, passou a ser difundido para além do Nordeste nas vozes de Zé Dantas, Jackson do Pandeiro e o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Na década de 60, o ritmo acompanhou a expansão do país, com a inauguração de Brasília, e se espalhou pelos quatro cantos do nosso território. Dez anos depois, os bailes de forró setentistas configuravam uma espécie de resistência para a chamada música brasileira autêntica, revelando nomes como Dominguinhos, Trio Nordestino e Genival Lacerda. Depois de um período de marasmo (em parte devido à ascensão do rock da geração 80), o ritmo voltou a se expandir na década de 90, com a introdução de novos elementos – os teclados de Frank Aguiar e as letras melosas e divertidas de Mastruz com Leite, Magníficos e Calcinha Preta ? e, pouco depois, com o surgimento de uma nova safra: o chamado forró universitário, movimento que fez a juventude do país se render aos acordes da mistura de ritmos como o xaxado, o xamego, o xote e o baião, entre outros.

    O boom passou, mas deixou no público o gosto pelo som da sanfona. Do forró pé de serra ao Xote dos Milagres do Falamansa, um dos principais representantes da geração 2000, o ritmo carimbou de vez seu passaporte nas casas noturnas Brasil afora. Prova disso é que, mais de dez anos depois, espaços tradicionais da cidade reservam pelo menos uma noite da semana para o arrasta-pé em seus calendários.

    Selecionamos aqui cinco points forrozeiros no Rio, para você se planejar e dançar colado sempre que der vontade. Divirta-se!

    Clube dos Democráticos

    democraticos.jpg
    democraticos.jpg ()
    Continua após a publicidade

    Toda quarta é o dia do ritmo no tradicional clube da Lapa. A partir das 22h, o forró pé de serra toma conta do salão.

    Rua do Riachuelo 91, Lapa, tel. 2252-4611. Confira a programação em www.clubedosdemocraticos.com.br

    Feira de São Cristóvão

    feira-sao-cristovao.jpg
    feira-sao-cristovao.jpg ()
    Continua após a publicidade

    Entre as delícias e artigos típicos, não poderia faltar o som do Nordeste no Centro de Tradições Nordestinas. Na programação fixa, toda quarta e quinta, das 10 às 15h rola o melhor do forró na Praça dos Repentistas. Aos finais de semana, o arrasta-pé come solto nos palcos João do Vale e Jackson do Pandeiro, dentro do projeto Forró da Feira.

    Campo de São Cristóvão S/N, Pavilhão de São Cristóvão. Confira a programação atualizada em www.feiradesaocristovao.org.br

    Gafieira Estudantina

    Terça é dia de forró na tradicional casa carioca, aberta na década de 20. A atração é a banda Fulano de Quê?, responsável por mais uma animada noite do ritmo no Centro.

    Continua após a publicidade

    Praça Tiradentes, 79, Centro, tel. 2232-1149. Confira a programação atualizada em www.estudantinamusical.com.br

    Rio Scenarium

    Nas noites de sexta e sábado da casa, o forró tem vaga cativa. Lá pelas duas da manhã, quando as mesas já não ocupam mais o salão e a galera ferve na pista, o som do acordeon invade os salões. A cada semana, uma banda diferente toca a festa.

    Rua do Lavradio, 20, Lapa, tel. 3147-9005. Confira a programação atualizada em www.rioscenarium.com.br

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.