Outono começa no Rio em meio a frente fria e previsão de mais chuva

Considerado o segundo mais seco dos últimos dez anos, verão chegou ao fim na manhã desta quinta (20)

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 mar 2025, 13h39
Inverno
Chuva, temperaturas amenas: como será o outono no Rio (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Continua após publicidade

O outono começou às 6h02 desta quinta (20), em meio a uma frente fria no Rio e pancadas de chuva, que devem aparecer também nos próximos dias. Na noite de quarta (19), desde as 20h40, registros de chuva forte a moderada deixaram a cidade no estágio 2 de atenção – o segundo nível em uma escala de cinco que indica os riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.

+ Polícia devolve celulares roubados no Rio: veja como recuperar o seu

Segundo o Sistema Alerta Rio, o início do outono será marcado pelo tempo instável e temperaturas mais amenas, com máximas abaixo dos 30°C nesta quinta (20) e na sexta (21). A média das temperaturas máximas prevista para este mês é de 33,8°C e a precipitação média é de 139,4mm. Já a média de temperaturas máximas para a estação deve ser de 30,3°C, com 283,9mm de estimativa média de chuva, com base na série histórica do Alerta Rio.

A média pode ser superada em alguns dias, dependendo de fatores como menor nebulosidade e menor ocorrência de fatores que provocam chuvas. O outono também deve registrar uma maior passagem de frentes frias. “Os primeiros dias do outono serão chuvosos, assim como a projeção para o final de março. A tendência é que as frentes frias finalmente consigam passar com mais frequência nesse final de março e início de abril”, afirma a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A notícia pode ser um alívio para os cariocas que enfrentaram as altas temperaturas durante o verão, marcado também pelo baixo registro de chuvas. Um levantamento do Alerta Rio mostrou que este foi o segundo verão mais seco da última década. Já as temperaturas máximas ultrapassaram 39°C em 17 dias.

Foram 39 dias sem chuva no município, o que resultou numa média de chuva de 218,7 milímetros. A estimativa num comparativo com anos anteriores era de 417,4milímetros. Fevereiro foi o mês que registrou o menor acumulado médio, com 0,6mm de chuva, sendo a média igual a 123,3 mm.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Segundo Raquel Franco, uma massa de ar mais quente e seco, além de outros fatores, influenciaram o tempo nesse período, especialmente ao longo de fevereiro. “Estas condições atmosféricas impediram a passagem de outros sistemas meteorológicos em sua área de atuação, causando a diminuição de nebulosidade e chuvas, e aumento das temperaturas”, explica a meteorologista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.