Outono começa no Rio em meio a frente fria e previsão de mais chuva
Considerado o segundo mais seco dos últimos dez anos, verão chegou ao fim na manhã desta quinta (20)

O outono começou às 6h02 desta quinta (20), em meio a uma frente fria no Rio e pancadas de chuva, que devem aparecer também nos próximos dias. Na noite de quarta (19), desde as 20h40, registros de chuva forte a moderada deixaram a cidade no estágio 2 de atenção – o segundo nível em uma escala de cinco que indica os riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
+ Polícia devolve celulares roubados no Rio: veja como recuperar o seu
Segundo o Sistema Alerta Rio, o início do outono será marcado pelo tempo instável e temperaturas mais amenas, com máximas abaixo dos 30°C nesta quinta (20) e na sexta (21). A média das temperaturas máximas prevista para este mês é de 33,8°C e a precipitação média é de 139,4mm. Já a média de temperaturas máximas para a estação deve ser de 30,3°C, com 283,9mm de estimativa média de chuva, com base na série histórica do Alerta Rio.
A média pode ser superada em alguns dias, dependendo de fatores como menor nebulosidade e menor ocorrência de fatores que provocam chuvas. O outono também deve registrar uma maior passagem de frentes frias. “Os primeiros dias do outono serão chuvosos, assim como a projeção para o final de março. A tendência é que as frentes frias finalmente consigam passar com mais frequência nesse final de março e início de abril”, afirma a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.
A notícia pode ser um alívio para os cariocas que enfrentaram as altas temperaturas durante o verão, marcado também pelo baixo registro de chuvas. Um levantamento do Alerta Rio mostrou que este foi o segundo verão mais seco da última década. Já as temperaturas máximas ultrapassaram 39°C em 17 dias.
Foram 39 dias sem chuva no município, o que resultou numa média de chuva de 218,7 milímetros. A estimativa num comparativo com anos anteriores era de 417,4milímetros. Fevereiro foi o mês que registrou o menor acumulado médio, com 0,6mm de chuva, sendo a média igual a 123,3 mm.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo Raquel Franco, uma massa de ar mais quente e seco, além de outros fatores, influenciaram o tempo nesse período, especialmente ao longo de fevereiro. “Estas condições atmosféricas impediram a passagem de outros sistemas meteorológicos em sua área de atuação, causando a diminuição de nebulosidade e chuvas, e aumento das temperaturas”, explica a meteorologista.