O prefeito Eduardo Paes informou nas redes sociais, nesta segunda (8), que pediu à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) para que os ensaios técnicos na Sapucaí passem para um horário mais cedo. “O povo tem que trabalhar na segunda-feira”, escreveu Paes. Os ensaios começaram no último domingo (7) e vão até fevereiro, com a participação de duas escolas por dia, em desfiles marcados às 20h30 e 22h.
+ Depois do Escravos da Mauá, Timoneiros da Viola anuncia o fim do bloco
Cariocas que estiveram no primeiro dia de ensaios, no entanto, relataram que o maior problema foi além do horário: a falta de transportes para voltar para casa. “Sábado as pessoas ficaram quase duas horas esperando um 397 (ÚNICA OPÇÃO DE CAMPO GRANDE PRO CENTRO!!!!) e só passou um parador, já entupido de gente”, respondeu um homem na publicação.
Por conta de problemas em um carro de som, o ensaio da Mocidade Independente de Padre Miguel no domingo (7) sofreu um atraso de 1 hora, o que também dificultou o acesso dos cariocas aos transportes. “Várias pessoas ficaram sem condução pra Zona Oeste por causa do atraso. Poderia ver sobre isso também, um absurdo pessoas não conseguirem chegar em casa, sem ônibus na madrugada numa metrópole dessa!”, disse outra usuária.
A dificuldade de retornar para casa também foi citada na nota oficial divulgada pela Mocidade após os transtornos na Avenida. “Além da parte técnica já vista por todos que estavam na avenida, o atraso atrapalhou toda a logística de retorno dos nossos componentes, que perderam seus meios de transporte para a Zona Oeste devido ao horário. Agradecemos nossos Independentes e toda torcida por terem ficado e cantado em pleno pulmões o samba mais ouvido do carnaval 2024 no Rio de Janeiro”, escreveu a escola, que também afirmou que pedirá uma nova data para ensaiar.
A falta de trens da Supervia, que não conta com operação especial nos dias de ensaio, também virou alvo de reclamação. Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes disse que “prevê no planejamento operacional a circulação de ônibus durante todo o período noturno”, ressaltando que “vai oficiar os consórcios a aumentar a operação dos ônibus com o objetivo de atender às necessidades do público que participa dos ensaios técnicos”.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Confira aqui a agenda e o esquema de trânsito nos dias dos ensaios no Sambódromo.