Para todo mal, a cura: Painel de rumores é usado contra fake news na saúde
Sistema que monitora todos os dados sobre o tema divulgados via internet para checagem e esclarecimentos está no Centro de Inteligência em Saúde do estado
As fake news relacionadas à saúde, que tanto mal podem causar, passaram a ser acompanhadas de perto no Rio em uma iniciativa inédita no país. Desde a inauguração do Centro de Inteligência em Saúde — que a partir deste mês passou a reunir em um só lugar, na Tijuca, regulação, monitoramento e informações usando a tecnologia para agilizar o atendimento aos usuários do SUS por aqui —, moradores de todo o estado contam com o Painel de Rumores.
+ Mapa da inadimplência: Rio se tornou o pior pagador do Brasil
+ Orla afinada: Blue Note se muda para Copacabana com música até na varanda
O sistema monitora todos os dados sobre o tema divulgados via internet. E técnicos fazem uma triagem para verificar se as notícias capturadas são verdadeiras. Se não, buscam esclarecê-las.
+ Jardim de Alah: Rio terá um ‘Inhotim’ para chamar de seu
+ Da água para a cachaça: Cristo é a marca do Rio e de mais de 200 produtos
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Ao fazer a análise de uma nuvem de palavras, o sistema evita, de forma rápida e precisa, a disseminação de notícias falsas sobre doenças”, explica o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho. Bom tratamento para o que parecia não ter cura.