Um ponto de tranquilidade em meio à Baía de Guanabara, a Ilha de Paquetá está voltando aos poucos a registrar águas mais limpas nas praias. De acordo com as últimas análises laboratoriais feitas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), algumas praias locais estão próprias para dar um mergulho. São elas: Imbuca, Moreninha e José Bonifácio, todas aprovadas pelos testes do instituto.
+ Dor de cotovelo? Paes e Crivella trocam farpas em rede social
Apesar de depender diretamente das marés, que podem afetar o aspecto das águas, as praias vêm demostrando um cenário mais favorável durante semanas consecutivas. Os resultados podem refletir uma melhora na qualidade da água da Baía de Guanabara.
Nas análises semanais, as praias de Imbuca e José Bonifácio têm apresentado boa balneabilidade entre 50% e 70%. Nos últimos anos, os resultados das praias têm atingido altos e baixos, dependendo do movimento das marés e das chuvas. Os registros positivos na histórica Praia da Moreninha também têm permitido que banhistas pulem no mar da famosa pedra de mesmo nome.
Em entrevista ao Globo, o gerente de Informações Hidrometeorológicas e de Qualidade das Águas do Inea, Leonardo Fidalgo, afirmou que a melhora das águas é perceptível, mas que a qualidade pode variar diversas vezes até no mesmo dia. “Apesar dos resultados positivos, a situação das praias ainda é muito instável, e os banhistas precisam ter cautela”, alerta o profissional. Leonardo também destaca que os projetos de voluntariado de limpeza e ações feitas pelas novas concessões das empresas de tratamento de esgoto têm ajudado a melhorar a balneabilidade.
Há mais de um ano, a concessão de serviços de água e esgoto da Cedae passou para a Águas do Rio, com um prazo de 5 anos para melhorar a qualidade das águas na Baía de Guanabara. A concessionária promete construir uma tubulação subaquática que vai conectar o esgoto de Paquetá à estação de tratamento de São Gonçalo, além de instalar um cinturão de galerias para evitar que os dejetos cheguem à orla.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Há também praias impróprias para banho na ilha em 2023, como a Praia da Ribeira, que tem registrado análises negativas desde janeiro. No ano passado, as amostras coletadas no local entre abril e novembro foram positivas, e, desde 2010, a praia não contava com águas tão limpas. Apesar dos resultados decepcionantes desde janeiro, pesquisadores do Inea ainda esperam que a praia volte a apresentar um bom panorama.