Parque Lage desponta em lista de pontos turísticos mais procurados no Brasil
Tombado pelo Iphan, o espaço está entre os destinos do Brasil que mais despertaram a curiosidade dos visitantes internacionais, com 6 900 buscas

O Parque Lage é um dos destinos mais procurados do Brasil entre os turistas internacionais nos sites de busca da internet. Os dados constam da edição da revista Tendências do Turismo 2025, produzida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pelo Ministério do Turismo (MTur).
O lugar está em sétimo lugar, com 6 900 buscas. Tombado pelo Iphan como patrimônio histórico e paisagístico, o espaço foi um engenho de açúcar durante o Brasil colonial. Em 1840, o local foi todo reprojetado pelo paisagista inglês John Tyndale, que se inspirou nos românticos jardins de sua terra natal.
+ MP conclui investigação sobre crime ambiental no novo campus do Impa no Horto
Na década de 1920, o industrial Henrique Lage deu início a sua remodelação, que seguiu um estilo eclético para agradar sua esposa, a cantora lírica italiana Gabriela Bezanzoni. O casal era anfitrião de festas que reuniam intelectuais, artistas e representantes da alta sociedade carioca.
Atualmente, funciona no palácio a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, criada em 1975 pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educação. O local também conta com um concorrido café da manhã, no Plage Café. Nos fins de semana, visitantes fazem fila em frente à piscina para garantir uma foto com a bela construção e a vista do Corcovado ao fundo.
O Parque Lage fica na rua Jardim Botânico, 414. A área verde abre diariamente, das 8h às 18h (a Escola de Artes Visuais funciona das 9h às 17h). Atualmente, está em cartaz por lá a exposição Grafismo Emergente, de Tirry Pataxó, na Capelinha.
Outros pontos turísticos do Rio na lista são o Cristo Redentor, em primeiro lugar; o Pão de Açúcar, em terceiro; o Maracanã, em quinto; e o Museu do Amanhã, em oitavo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui