O Parque Nacional da Tijuca iniciou uma nova etapa de reabertura de alguns de seus pontos turísticos, fechados em março por causa da pandemia da covid-19. A circulação de pedestres e ciclistas que queiram fazer atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo, está novamente liberada na Estrada do Redentor. Ela estava totalmente bloqueada por determinação da Defesa Civil desde setembro de 2019 e passou por obras de recuperação e contenção das encostas.
+Homem acusado de importunar mulher no BRT é linchado e detido
A circulação de carros e veículos motorizados, no entanto, continua – desde 9 de julho, está permitida a entrada no parque apenas a pé ou de bicicleta, com exceção para veículos de serviços essenciais, de pessoas com deficiência e das concessionárias que operam no parque no transporte de turistas para o Cristo Redentor e exclusivamente pela Estrada das Paineiras (via que fica entre a Rua Almirante Alexandrino e o Centro de Visitante Paineiras).
A visitação ao Mirante Dona Marta está autorizada a partir desta segunda, somente em dias úteis. O acesso ao mirante usando veículo motorizado deverá ser pela Estrada das Paineiras, a única via do parque com a circulação totalmente liberada. Para chegar na Estrada das Paineiras, é preciso subir por Santa Teresa ou Cosme Velho, pela Rua Almirante Alexandrino.
+Teatro Casa Grande promove entrevistas com candidatos à Prefeitura do Rio
No início de outubro, foram reabertas todas as cachoeiras – a exceção eram as duchas da Estrada do Redentor, que não estão mais proibidas, e alguns mirantes. Dos principais pontos turísticos ainda fechados, estão o poço e o Mirante da Cascatinha Taunay. Ambos são muito procurados pelo público, mas o parque avalia que, nesse momento, para evitar aglomerações, essas duas atrações devem seguir fechadas.
+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
As demais cachoeiras e mirantes foram reabertos. Entre os pontos turísticos liberados estão a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador, a Pedra da Gávea, o Pico da Tijuca, o Corcovado, todas as trilhas do Parque Nacional da Tijuca, além do Circuito das Grutas e o Parque Lage.
+Metrô do Rio convida artistas para sinalizar vagões femininos