Um estudo apresentado pela agência Nova/SB e pela plataforma Torabit aponta a opinião dos brasileiros sobre os Jogos Rio 2016. Ao longo do evento a equipe acompanhou 5 milhões de postagens sobre o evento na internet em todo país e fez mais de 140 grupos de discussão desde janeiro de 2015 no Rio de Janeiro e em São Paulo. A principal conclusão foi que, para os brasileiros, os Jogos Olímpicos foram um sucesso e que nada do que temiam antes do evento ocorreu. Antes dos Jogos, a percepção dos participantes dos grupos de discussão era de que havia um desvio de prioridades do país ao realizar um evento como os Jogos Olímpicos em um período de crise econômica.
Os participantes da pesquisa também relatavam medo de passar vergonha caso as obras não fossem concluídas ou se a infraestrutura não suportasse as demandas do evento. “O evento foi de fato uma virada de chave de pessimismo para orgulho que começou muito forte na cerimônia de abertura. E esse clima de otimismo cresceu durante o evento olímpico”, afirmou o diretor de planejamento da agência Nova/SB, Sérgio Silva, em evento no Rio Media Center.
+ Andrew Parson quer Brasil em quinto no quadro de medalhas
O estudo mostra que, durante o período dos Jogos, o principal termo que acompanhou as postagens foi Brasil. E os nomes mais citados Bolt, Neymar, Phelps, Rafaela Silva e Thiago Braz. A plataforma Torabit observou que a intolerância nas redes sociais com relação às questões de gênero, cor e sexualidade caíram durante a realização dos Jogos Olímpicos. As menções negativas sobre raça eram de 98% nos três meses que antecederam os Jogos. Durante o evento, representaram 39%.