Em uma manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Casa aprovou, na madrugada desta quinta (2), proposta para reduzir a maioridade penal para 16 anos em casos de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e crime hediondo. A aprovação gerou muita discussão e revolta entre os parlamentares contrários à emenda constitucional, mas, segundo levantamento realizado pela plataforma oPiniOn, a decisão tem o apoio dos brasileiros – 80% são a favor da redução. Foram realizadas entrevistas com 2 008 pessoas acima de 18 anos. No Rio, das 349 abordadas, a maioria também é favorável (79%). E mais: 86% dos cariocas acreditam que a redução deveria se estender a todos os tipos de crime.
Veja o que mais os habitantes da cidade pensam sobre o tema:
– 5% não possuem opinião formada; 16% são contrários e 79% são favoráveis.
– Dos que são favoráveis, 16% acreditam que a redução deveria acontecer somente para crimes mais graves, e 86% para todos os tipos de crime.
– 84% acreditam que o Congresso não vem representando os anseios da população.
– 54% acham que a redução da maioridade penal deve diminuir a violência no Brasil.
– Para 86%, as penas atuais reforçam a sensação de impunidade no país.
– Com relação às penas atuais: 9% acham que são suficientes; 26% acham que são brandas; 62% acham que são brandas demais.
Lembrando que, para virar lei, a redução da maioridade penal precisa ser apreciada mais uma vez na Câmara, e depois ser votada em dois turnos no Senado.