Descubra onde vacinar seu cão contra raiva. Campanha começa quinta (1º)
Prefeitura vai disponibilizar onze postos de atendimento em sistema drive thru
Nesta quinta (1°), a Prefeitura do Rio lança a campanha “Se liga, bicho! Raiva é caso sério” que pretende imunizar 500 000 cães e gatos contra a raiva. A ação terá postos de atendimento em sistema drive thru espalhados pela cidade.
+Venda do Edifício A Noite é autorizada pelo Ministério da Economia
Receberão postos desse tipo: Barra da Tijuca, Copacabana, Campo Grande, Deodoro, Guadalupe, Ilha do Governador, Irajá, Madureira, Pavuna, Tijuca e Santa Cruz. O atendimento vai acontecer às quintas, sextas e sábados, sempre das 9h às 17h.
A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais. Em março, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 (há 34 anos) e de casos da doença em cães e gatos desde 1995 (há 25 anos).
+Campanha dá duas semanas de descontos no turismo fluminense
Recomendações
Além do uso obrigatório da máscara e do respeito ao distanciamento social e das demais Regras de Ouro para os tutores, é preciso seguir orientações referentes aos animais na hora da vacinação:
A imunização é exclusiva para cães e gatos acima de três meses de idade.
Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas.
Os cachorros devem estar de coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas.
Só serão vacinados os bichos que estiverem sob a tutela de maiores de 18 anos, que serão inteiramente responsáveis pela contenção dos animais.
Não é permitida a cessão de doses da vacina para a população.
Para quantitativos acima de vinte animais, a solicitação para vacinação deve ser registrada na Central 1746. Os responsáveis devem informar nome e telefone para contato, a quantidade e o endereço. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses entrará em contato para fazer o agendamento para esses grupos.
Até 36 horas após a aplicação da vacina, é possível que os animais tenham sintomas como dores no local, febre e que fiquem com o comportamento mais quieto.
+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui