O Planetário da Gávea acaba de ganhar uma nova atração: um Cineclube Sci-Fi. Numa parceria com o Conselho Jedi Rio de Janeiro, a Fundação Planetário criou o projeto que exibirá mostras de filmes consagrados do gênero, com o objetivo de levar ao público atividades educativas, culturais, recreativas e científicas. A primeira sessão acontecerá neste sábado (9), às 18h, com o filme Blade Runner: O Caçador de Androide, do diretor Ridley Scott. Após a exibição, haverá um debate com o professor e doutorando em filosofia, Pedro Carné, que falará sobre temas e curiosidades relacionados ao filme.
O evento será realizado sempre no segundo sábado de cada mês. As exibições dos filmes acontecerão na Cúpula Carl Sagan, com som original e legendas. Após a projeção, os espectadores poderão participar de debates com convidados especiais que falarão sobre avanços científicos, filosofia, literatura, tecnologia e outros temas, que vão além dos conceitos cinematográficos da obra exibida. Há ainda um espaço montado no Museu do Universo para venda de itens e objetos colecionáveis. Ao final do evento, um concurso cultural distribuirá brindes do mundo do cinema.
O Planetário da Gávea fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. A distribuição de senhas iniciará às 17h30. A atividade é gratuita, com senhas distribuídas no local. O número de vagas é limitado. Mais informações pelo telefone 2274-0046 ou no site planetariodorio.com.br.
Os filmes exibidos nos próximos eventos do cineclube serão Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan (1982), no dia 13 de abril, e Guerra nas Estrelas – Uma Nova Esperança (1977), no dia 4 de maio.