Sob protesto de um grupo de moradores do bairro na rua, em movimento apoiado pelo perfil Rio Antigo, de Daniel Sampaio (com 193 mil seguidores no Instagram), o imóvel de 1915 da Rua Visconde Silva, 152, no Humaitá, começou a ser demolido nesta segunda (1) para a construção de um prédio residencial. Como não é tombado, o casarão onde funcionou por muito tempo o restaurante à Mineira teve a demolição autorizada pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural.
+ Pega-fujão: a estratégia da Lei Seca para que tenta driblar a fiscalização
“A população precisa ter acesso às reuniões do Conselho, com transparência. Só sabemos das demolições na véspera”, disse Daniel, em seu perfil.
Na lista de influenciadores eleitos pela prefeitura como embaixadores da Riotur, ele anuncia a fundação do Instituto Rio Antigo para o dia 13 de agosto, uma organização para lutar pela “revogação de autorizações que não escutam a população“, citando também o imóvel histórico do Hotel Inglês, no Catete, com a demolição já anunciada.
A Soter Engenharia, que comprou o terreno, emitiu nota afirmando que “os serviços realizados no imóvel situado na Rua Visconde Silva 152, Humaitá, estão devidamente licenciados pelos órgãos competentes”.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui