Polícia Federal intercepta 11 fuzis que iriam para o Complexo da Penha
Arsenal, que seria entregue ao Comando Vermelho, foi apreendido em ação na RJ-127, altura de Paracambi, Região Metropolitana do Rio

A Polícia Federal prendeu, na madrugada desta quinta (30), dois homens que levavam 11 fuzis para o Complexo da Penha, na Zona Norte, onde seriam entregues ao Comando Vermelho. As armas foram apreendidas em operação da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) da PF na RJ-127, altura de Paracambi, Região Metropolitana do Rio. Segundo a PF, os agentes localizaram e abordaram dois veículos suspeitos – um carro e uma motocicleta – que transportavam o arsenal em três bolsas. Ao todo, foram apreendidos oito fuzis calibre 5.56 e três fuzis calibre 7.62, além dos veículos utilizados no transporte do armamento.
+ Rio em alerta: Bombeiros e Defesa Civil monitoram os níveis de chuva
A ação teve início após levantamentos de inteligência da DRE indicarem que um homem estaria transportando o armamento. Os agentes identificaram os veículos e fizeram a abordagem, encontrando as armas e efetuando a prisão em flagrante dos homens: um de Minas Gerais, e outro do Rio de Janeiro. Segundo a PF, um deles havia sido preso em 16 de janeiro, mas estava em liberdade provisória desde o dia 18 de janeiro. Os dois vão responder por comércio ilegal de arma de fogo, cuja pena pode ultrapassar 12 anos de prisão, além de outros crimes que possam surgir no decorrer da investigação.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As polícias do Rio apreenderam 732 fuzis entre janeiro e dezembro de 2024, um recorde histórico desde 2007, quando foi iniciada a série histórica do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP). A média é de dois fuzis apreendidos por dia, em um aumento de 20% de 2023 a 2024 – de 610 para 732.