Nove pessoas foram presas num falso call center em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, que era utilizado para a aplicação de golpes em aposentados e pensionistas. Policiais da 72ª DP (São Gonçalo) desmontaram o local na segunda (23), onde os falsários forjavam empréstimos consignados.
+ Mulheres roubam dez caixas de chocolate em supermercado do Leblon
Eles ligavam para as vítimas e ofereciam novos empréstimos, usando como atrativos o refinanciamento de dívidas antigas e a diminuição das parcelas. Porém, o grupo pedia o empréstimo em nome dos aposentados e ficava com o dinheiro, escolhendo seus alvos através de um banco de dados de clientes bancários.
De acordo com a Polícia Civil, os valores dos empréstimos não eram creditados nas contas das vítimas ou, quando eram, eles as convenciam a devolver o valor, ficando com uma parte pequena, em troca do escritório firmar o compromisso de pagar as parcelas seguintes.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Depois de duas ou três prestações pagas, a empresa deixava de quitar os valores. Assim, os aposentados e pensionistas que tinham sido vítimas do golpe ficavam não apenas com a dívida, mas também os juros e a correção monetária. No lugar onde funcionava o call center, os policiais recolheram anotações sobre a movimentação financeira do grupo.