Por que o cinema do Museu da República está fechado?
Cinema no Catete está com as portas fechadas desde o início de 2023 e aguarda processo para regularização há três anos
Quem atualmente visita o Museu da República, no Catete, não pode mais aproveitar o passeio cultural para assistir a um filme. Desde o início de 2023, as portas do Cine Museu da República estão fechadas ao público. Administrado pelo Cine Casal, que assumiu a programação da sala em 2014, o cinema depende de uma nova licitação para que sua situação seja regularizada.
+ Embratur e Fecomércio se unem para criar escritório de inovação no Rio
Segundo o gerente do Cine Casal, Adil Tiscatti, o estabelecimento espera há três anos por uma licitação organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão federal responsável pelo local. “Essa demora é um descaso. Duas importantes redes de cinemas da cidade já foram donas do espaço e, mesmo assim, nada é feito. Nossos equipamentos estão todos na sala, estragando por falta de uso”, disse Tiscatti ao jornal O Globo. Além do cinema no Museu da República, o Cine Casal também administra o Cine Santa, em Santa Teresa.
Desde 2020, o Cine Museu vinha realizando exibições, festivais e sessões especiais esporádicas, sem agenda fixa, devido à espera pela regularização. Em dezembro de 2022, o cinema havia retornado com programações temáticas como o “Sinatra’s Day”, no dia 12, que celebrou os 107 anos de Frank Sinatra, e a sessão “Joias de Natal”, no dia 22, com exibição o clássico A Felicidade não se Compra.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Ibram aponta a pandemia da Covid-19 como uma das razões para o atraso na licitação do cinema, além da redução da equipe do setor “por motivos de aposentadoria”. Com a reabertura gradual do espaço após a pandemia, a prioridade se voltou às contratações mais urgentes para manter o funcionamento do museu. O órgão afirma que atualmente “uma comissão interna está finalizando o termo de referência e o processo deve avançar nos próximos dias, devendo ser concluído ainda neste primeiro semestre de 2023”.