Portal Ó Glória! apresenta informações históricas sobre o bairro carioca
O site disponibilizará fotos inéditas, textos, vídeos, mapas e outros serviços, a fim de mostrar a importância do local para o desenvolvimento da cidade
Depois de se mudar para a Glória, a museóloga Mariana Várzea passou a enxergar o bairro com outros olhos. Aliou a experiência profissional ao encantamento com o novo endereço e o resultado, o portal Ó Glória!, ganha a internet em março. O site vai reunir fotos inéditas, textos, depoimentos em vídeo, mapas e serviços de interesse público. Do trabalho de pesquisa emerge a importância fundamental do território para o desenvolvimento da cidade. Espremida ali entre o Centro e a Zona Sul, Santa Teresa e a orla, a área que restou da antiga Freguesia da Glória coleciona 32 bens tombados.
Um passeio pela região ilustra a história da arquitetura brasileira, da Igreja do Outeiro da Glória (século XVIII) à obra de Oscar Niemeyer (o Edifício Manchete, de 1965), abrangendo ainda pérolas como a sede da Seaerj (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio). A casa, construída para abrigar um pioneiro sistema de saneamento, foi inaugurada na presença de dom Pedro II e fez do Rio de Janeiro a segunda capital do mundo a ganhar serviços de esgotos sanitários e pluviais. Até que começamos bem.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui