Portão do Parque Guinle está de cara nova. Veja o antes e depois
Monumento histórico e cultural da cidade, localizado em Laranjeiras, na Zona Sul, ganhou "banho de loja" no projeto Revitaliza Rio
O tradicional Parque Guinle, em Laranjeiras, Zona Sul da cidade, ganhou um banho de loja através do projeto Revitaliza Rio e está tinindo.
Tombado nos âmbitos federal, estadual e municipal, o portão recupera agora parte da sua beleza original, apreciada por moradores e visitantes.
+ Taxa de natalidade no Rio é a menor desde 2002
+ Ipanema e Leblon são os bairros mais procurados por turistas no Carnaval
Encomendado por Eduardo Guinle para a fundição francesa Schwartz & Meurer, em Paris, o portão foi instalado em 1911 na entrada do palacete da família. Feito de ferro fundido e ornamentos de bronze, o tempo acabou deteriorando sua estrutura.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O trabalho começou em agosto de 2020 e foi executado pela empresa Concrejato, seguindo as orientações do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). A base do portão, assim como algumas estátuas, luminárias e ornamentos, também foram reestruturados ou substituídos. Assim, o conjunto recebeu novos ares.
+ Clientes se mobilizam para salvar tradicional livraria infantil Malasartes
O projeto Revitaliza Rio, que também comandou as reformas de equipamentos e obras de arte do Parque da Catacumba, na Lagoa, é uma iniciativa da Carioca DNA e do ICCC, em parceria com a produtora Das Lima, com financiamento da iniciativa privada por meio de leis federais e municipais de incentivo à cultura.