Há algum tempo a cerveja é utilizada em receitas para dar um toque especial ao sabor final dos pratos. No entanto, hoje, até os chefs de restaurantes mais sofisticados utilizam a bebida para incrementar as suas especialidades. Para sair do perfil mais popular da “cervejinha de todo dia”, eles buscam novas formas de harmonizar os diferentes tipos da bebida fermentada com carnes, frutos do mar e outros ingredientes.
Assim como o vinho, com a harmonização correta a cerveja pode combinar perfeitamente com os ingredientes de uma receita culinária. A preferida dos chefs acaba sendo a cerveja escura, que combina bem com carnes vermelhas. “A carne se transforma num prato saborosíssimo quando combinado com ela”, conta o maitre Walmir Rodrigues, da churrascaria Oásis. A chamada Malzbier também é um ótimo ingrediente no preparo de molhos. “A cerveja, principalmente a escura, tem notas tostadas e um sabor amargo que deixam o molho delicioso. Ela dá corpo e aquela cor marrom escura, além de ter menos acidez que o vinho”, completa o chef Cristiano Lana, da Prima Bruschetteria, que explica que esta característica permite que se deixe a cerveja reduzir mais que o vinho, deixando os molhos mais intensos, sem muita acidez.
Mesmo com a preferência pela escura, há especialidades feitas com cervejas pilsen, alemães, espanholas e outras, que, além das carnes, também dão um toque especial a pratos de frutos do mar e até quiches e cremes. Confira uma seleção de receitas de diversas casas da cidade que têm a bebida como tempero.