Na manhã desta quinta (4), o prefeito Eduardo Paes anunciou um aporte de R$ 3,2 milhões ao Carnaval de rua. Os editais com os incentivos para ajudar os profissionais do ramo devem ser lançados em março. De acordo com Paes, o objetivo é dar uma força na renda daqueles que se dedicam ao segmento e suprir o vazio nas atividades.
+Carnaval em casa: tradicional Bloco da Pracinha ganha edições virtuais
“Ouvimos reivindicações das diferentes ligas, que se referem ao futuro e já vamos preparar 2022, que vai ser o Carnaval das galáxias”, afirmou o prefeito durante reunião no Palácio da Cidade, na Zona Sul, com representantes dos blocos.
Os editais, elaborados em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Riotur, preveem a construção de uma memória acerca dos blocos de rua, com incentivo à produção de documentários e catálogos com fotos, por exemplo, além de estímulo de registros de músicas e interpretações de canções relacionadas à folia para garantir auxílio aos músicos.
Uma plataforma para divulgar o material consta ainda no planejamento. Entram na lista de beneficiários (ao todo, 125 projetos devem ser contemplados) também costureiras, aderecistas e artesãos, com novos desenhos, pinturas e croquis.
+Carnaval em casa: Fundição Progresso cria cursos on-line inspirados na folia
De acordo com o prefeito, estes editais são voltados para os profissionais dos blocos. Outros, desta vez dedicados aos trabalhadores das escolas de samba, também estão programados. Há que se resolver antes alguns “assuntos burocráticos”, nas palavras dele.
+Eduardo Paes descarta Carnaval em julho: ‘Impossível neste momento’
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui