Após um verão com calor intenso, o primeiro dia de outono no Rio, neste domingo (20), chegou com uma nova frente fria e chuvas moderadas a fortes. Diante das atuais condições metereológicas, a cidade segue em estágio de mobilização desde às 23h15 de domingo, segundo o Centro de Operações da prefeitura. A classificação é o segundo nível em uma escala de cinco e alerta para os riscos de ocorrências de alto impacto no município.
+ Novo temporal atinge Petrópolis e deixa pelo menos cinco mortos
De acordo com o Sistema Alerta Rio, o tempo permanece instável ao longo desta segunda (21), com o céu encoberto e possibilidade de chuva a qualquer momento do dia. As temperaturas declinam em relação ao domingo e devem variar entre 19°C e 26°C. A Marinha do Brasil também informa que ondas de até 2,5 metros podem atingir as praias cariocas até as 12h desta segunda.
O tempo chuvoso continua durante a manhã de terça (22), que terá céu nublado a encoberto e temperaturas com máxima de 28ºC e mínima de 19ºC. Já entre quarta (23) e sexta (25), a chuva dará uma trégua no município e céu volta a abrir.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo dados do Sistema Alerta Rio, levantados entre 1997 e 2021, o mês de março no Rio costuma ter dezessete dias com chuva e catorze dias sem chuva, além de temperaturas máximas e mínimas, respectivamente, de 33,2°C e 20,3°C. As chuvas nesse mês ainda são influenciadas por áreas de instabilidade formadas pelo calor e alta umidade e pelas frentes frias que passam pelo município.