O escaldante mês de janeiro chegou ao fim, mas o calor avança por fevereiro, que terá tempo abafado em razão da umidade elevada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no mês que se inicia nesta quinta (1º), as temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país, com os termômetros passando dos 38ºC no Rio. E também será um período com chuva acima da média não só no Rio como em grande parte do Brasil. Nesta quinta (1º) vai voltar a chover forte no estado. Assim como aconteceu na quarta (31), há previsão de temporal a partir da tarde, com raios e ventania. Os volumes de chuva previstos ainda são significativos, com potencial para provocar impactos como alagamentos e transbordamento de rios e córregos.
+ Vacina contra a dengue: público-alvo começa a ser imunizado em fevereiro
O Brasil ainda está sob forte influência do El Niño, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Quando esse fenômeno climático está em atuação, o calor fica ainda mais acentuado no verão, o que acaba favorecendo temporais. O primeiro mês de 2024 foi muito mais chuvoso do que costuma ser no Rio. Enquanto a média para o mês é de 161,1 milímetros de chuva, do réveillon até a última segunda-feira (29) caíram na cidade, segundo o Alerta Rio, 327,9 mm de água das nuvens — mais que o dobro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A sexta (2) ainda será de tempo instável, com muitas nuvens e com chuva a qualquer hora do dia, que volta a intensificar nos períodos da tarde e da noite. Ainda é alto o potencial para alagamentos e transbordamentos. A máxima na capital é de 29°C. No fim de semana, a chuva diminui e passa a cair de forma rápida e isolada nos períodos da tarde e da noite, sem volumes elevados. A nebulosidade ainda é elevada, mas o sol aparece mais. O calor vai retornar aos poucos, chegando aos 33°C na capital no domingo (4).