Apesar do frio intenso ter chegado mais cedo no Rio este ano, o inverno teve início oficialmente nesta terça (21), às 6h14. Segundo o Sistema Alerta Rio, o primeiro dia da estação tem temperaturas previstas entre 15ºC e 30ºC e céu claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva. Até sexta (24), os cariocas terão dias com o tempo firme e temperaturas máximas acima dos 30ºC.
+ “Inverno é mais propício para aumento de casos de Covid”, diz secretário
Ao longo da estação, que se estende até 22 de setembro, diferentes frentes frias devem avançar pelo litoral Sul e Sudeste do Brasil. As frentes são influenciadas pelo fenômeno La Niña, caracterizado pela diminuição da temperatura das águas na porção central e leste do oceano Equatorial.
De acordo com o Climatempo, uma nova onda de frio deve passar pelo país na virada de junho para julho. Mais duas ondas estão previstas ainda no mês de julho – uma na primeira quinzena e outra próxima ao fim do mês. “Esperamos médias de temperatura próximas e até um pouco abaixo do normal, por conta do avanço frequente de massas de ar frio. Devemos ter noites frias e grande amplitude térmica”, explica o meteorologista Vinícius Lucyrio. Há tendência também de poucas chuvas ao longo do mês.
Já em agosto, os termômetros devem marcar temperaturas mais elevadas, mas há ainda a expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, que pode causar geadas na Região Sul e até em áreas do Sudeste. A umidade permanece baixa e não há um aumento significativo previsto na média de chuvas. “Esperamos mais chuva que a média somente na região Norte do Rio de Janeiro, mas não muito além da média”, afirma Vinícius Lucyrio.
Em setembro, nos últimos dias de inverno, a possibilidade de ondas de frio será baixa. O mês será marcado por uma rápida elevação de temperaturas e uma onda de calor na segunda quinzena.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui