O Procon Carioca, vinculado à Secretaria municipal de Cidadania, enviou notificação ao Metrô Rio, que tem prazo de cinco dias para apresentar informações sobre falhas nos serviços. O órgão se baseia em notícias veiculadas na imprensa de que aconteceram interrupções no serviço de transporte de passageiros no dia 16 de maio, por volta de 16h20, na Linha 4 (General Osório X Jardim Oceânico); e dia 19 de maio, por volta de 20h45, na Linha 2 (Pavuna X Botafogo). No caso da Linha 4, a informação é de que a operação ficou interrompida nos dois sentidos por cerca de 35 minutos. Já na Linha 2, a estação Central teria ficado fechada durante um período não determinado, e o embarque para as Linhas 1 e 2 ficou suspensos.
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O Metrô Rio deverá esclarecer o que causou as interrupções no serviço de transporte de passageiros em cada linha; quanto tempo duraram as interrupções; qual o reflexo no tempo das viagens; quais providências foram tomadas para com os consumidores durante os períodos de interrupção; quantos consumidores foram afetados em cada uma das interrupções e quais medidas foram tomadas para reduzir eventuais danos experimentados pelos consumidores.
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Para o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, é clara a necessidade de apurar possíveis violações aos direitos dos consumidores. “O instituto atua preventiva e repressivamente na contenção de eventuais violações aos direitos dos consumidores e, por isso, é importante verificar, sempre”, afirma Igor.