Em mais uma etapa da operação Número Um, o Procon-RJ esteve no Shopping Rio Sul nesta segunda (21), onde fiscalizou 48 estabelecimentos, incluindo lojas e restaurantes. Durante a ação, os fiscais descartaram mais de 37 quilos de alimentos fora da validade encontrados nos restaurantes Taiping e Emporium PAX. O La Mole também foi autuado, mas pela má conservação de seu exaustor, que estaria enferrujado e com falhas na estrutura, sendo suspenso por um plástico. Na Rigy, a vitrine continha informação de que produtos selecionados no interior da loja estavam com desconto de 50%. Entretanto, não havia indicativo dos artigos com abatimento, nem diferença de valor nas etiquetas – a atitude impossibilita que o consumidor saiba se há ou não o desconto prometido. Veja o balanço da operação:
1 – Folic: Ausência do Livro de Reclamações.
2 – Arte em Casa Decor: Ausência do alvará de funcionamento e do cartaz do 151. Preços não visíveis.
3 – Tommy Hilfiger: Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de preço exposto nos produtos.
4 – Odontomar: Ausência de cartaz do Livro de Reclamações e de preços nos produtos expostos.
5 – Lindt: Ausência do alvará de funcionamento.
6 – Taiping culinária japonesa e chinesa: Produtos vencidos: 3kg e 400g de filé de peito de frango, 3kg e 200g de salmão cozido, 2kg e 200g de harussame (salada de macarrão de arroz) e 1kg e 300g de salmão temperado.
7 – Granado: Ausência do alvará de funcionamento.
8 – Dona Xica: Ausência de preços na vitrine e do cartaz do 151.
9 – Ághata: Ausências dos cartazes do Livro de Reclamações e do 151.
10 – Emporium Pax: Produtos vencidos: 4kg e 170g de arroz integral, 3kg e 500g de macarrão, 1kg e 300g de inhoque, 900g de molho agridoce, 770g de ravióli, 600g de extrato de tomate e 310g de queijo gorgonzola. Produtos armazenados sob refrigeração sem especificação da validade: 9kg de queijo mussarela ralado, 4kg de canja de galinha, 1kg e 200g de penne, 750g de espaguete e 760g de mistura de queijo e presunto picados.
11 – HB: Ausências do cartazes do 151 e do Livro de Reclamações e de preços nos produtos expostos.
12 – Siberian: Ausência do alvará de funcionamento.
13 – Liga Retrô: Ausência de preços nos produtos expostos no interior da loja e do cartaz 151. Livro de Reclamações não autenticado.
14 – Rygy: Na vitrine da loja, um cartaz informa que produtos selecionados no interior da loja estão com desconto de 50%. No entanto, no interior da loja, não há indicativo dos produtos selecionados com o desconto, nem diferença nas etiquetas, não permitindo ao consumidor saber se está ou não recebendo o referido desconto.
15 – Espaço Laser: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz do 151 e do Livro de Reclamações.
16 – Restaurante Ojo: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
17 – K-Za: Ausências do alvará, do cartaz do 151, do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor.
18 – La Mole: Exaustor na cozinha em estado de ferrugem, com falhas na estrutura e sendo suspenso por plástico.