Evento paralelo à Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, o TEDx Rio+20 vai ocupar o Forte de Copacabana entre os dias 11 e 12 de junho com palestras das mais diferentes personalidades. Nascido nos Estados Unidos em 1984, consiste em conferências com personalidades destacadas nas mais diferentes áreas, com duração máxima de 18 minutos. No dia 11, as palestras vão de 10h às 18h, e no dia 12, das 10h às 15h. As inscrições foram encerradas, mas será possível assistir ao evento ao vivo através do endereço www.tedxrio20.com. Confira abaixo quem são os participantes.
Jarbas Agnelli
Videomaker, diretor de comerciais, músico. Esse é Jarbas Agnelli, que, em 10 anos à frente de sua agência, a AD Studio, já recebeu prêmios em Cannes e o Grand Clio, o primeiro dado a um vencedor de língua não-inglesa.
Hans Donner
Do seu talento nasceram as marcas comemorativas dos dez anos do centro de artes de Paris, Georges Pompidou, e dos 80 anos do Cristo Redentor.
Severn Suzuki
Seu trabalho de difusão da conscientização em prol da defesa do planeta a tornou personagem principal do documentário “Severn, a voz de nossos filhos”.
Nilton Bonder
Aos 54 anos, é rabino, escritor, consultor de empresas e surfista. Com formação em Literatura Judaica, já venceu o prêmio Jabuti, em 2000, e o de melhor escritor judaico, em 2002. Em 2011 ganhou o 1º Prêmio Rio Sem Preconceito.
Vik Muniz
Foi presenteado com uma ala inteira dedicada às suas criações no Museu de Arte Moderna de Nova York e protagoniza o documentário indicado ao Oscar Lixo Extraordinário.
William Kamkwamba
Nasceu em Malawi, país localizado ao sul da África, e considerado o mais pobre do mundo, segundo relatório de 2005 do FMI. Passou fome junto com sua família e, ainda assim, construiu sozinho dois moinhos de vento que geraram energia pra sua casa e irrigaram plantações de sua vila.
José Maria Gomes Neto
José Maria Gomes Neto é astrólogo, escritor e conferencista. Alia o estudo dos astros a técnicas de coaching, que resultou no que chama de Astro*Coaching. José Maria acredita que cada ser humano carrega em si a possibilidade da transformação.
Jessica O. Matthews
Poucas coisas no mundo mobilizam multidões como uma bola de futebol. Foi pensando nisso que Jessica O. Matthews, junto a outros três amigos da Universidade de Harvard,criaram a soccket, uma bola que gera e acumula energia a cada chute. A ideia foi definida por chefes de Estado como “extraordinária” e ganhou prêmios ao redor do mundo.
Marina Silva
Ambientalista e senadora, nasceu no Acre, onde trabalhou como empregada doméstica e se alfabetizou tardiamente. Superou adversidades para se tornar uma colecionadora de votações expressivas, que culminou nos 20 milhões de votos que recebeu nas últimas eleições presidenciais.
Jim Robbins
Escritor e jornalista, rodou o mundo atrás de boas histórias, que viraram livros e textos para a seção de ciência do New York Times, jornal para o qual colabora desde 1980.
Natalie Jeremjenko
Bioquímica, física, neurocientista, professora, engenheira e artista. Através da Clínica de Saúde Ambiental, trabalha com experiênciais sociais que permitem mudanças através das artes e do design. Professora universitária, também cria e supervisiona projetos e ainda expõe suas obras em espaços renomados.
João Lammoglia
Vencedor do Best Of The Best 2011 Design, da organização Red Dot, e o finalista no 24º Prêmio Museu da Casa Brasileira, o brasileiro tem diversos projetos sustentáveis que podem trazer revoluções nas nossas vidas. Uma de suas recentes invenções é a Aire, máscara que transforma a nossa respiração em energia.
Fabien Cousteau
Filho de Jean-Michel Cousteau e neto de Jacques-Yves Cousteau, o cineasta aquático tem como uma de suas mais famosas invenções um submarino em forma de tubarão.
Laurence Kemball-Cook
Laurence Kemball-Cook é um jovem engenheiro que desenvolveu um projeto sustentável que vai ser atração nos Jogos Olímpicos de Londres, o Pavegen. O invento, um bloco de pavimento capaz de converter energia do movimento de quem passa sobre ele em energia elétrica já ganhou reconhecimento e rendeu prêmios. Contudo, o empreendedor espera mais. “Uma pessoa dá em média 150 milhões de passos durante sua vida, imagine o potencial”, enfatiza Kemball-Cook.
Adriana Gryner
Através da reciclagem, a empresária transforma lonas e banners usados em shows, festas e eventos em bolsas, carteiras e outros itens. E quem produz as peças são em sua maioria detentos de presídios do Rio, através da ONG TemQuemQueira, fundada e presidida por ela.
Garbor Maté
Médico canadense, tocou por 20 anos uma clínica da família perto de Vancouver, cuidou de doentes terminais e tratou pacientes que sofrem de dependência grave de drogas, doença mental e HIV.
José Luís Cordeiro
Engenheiro venezuelano, acredita que a morte, em breve, não atingirá aos homens. Parte das suas ideias acabaram virando livro – “O Desafio Latino-americano”, que se tornou best-seller nos países de língua espanhola.
Winnie Lau
Gerencia o projeto Marin Ecosystem Services (Mares), que tem como objetivo proteger os ecosistemas marinhos. Ela já rodou o mundo e chegou a atuar em três diferentes setores no Departamento de Estado dos EUA.
Eleanor Luzes
Médica-psiquiatra, criadora do projeto Ciência do Início da Vida, que mostra a importância dos cuidados durante a gestação para reduzir a mortalidade infantil e aumentar a expectativa de vida.
Colomban de Vargas
Biólogo, participou de audaciosa expedição que percorreu 35 países para estudar o plâncton, base da cadeia alimentar marinha. Colombam é formado na Universidade de Genebra, mestre de pesquisa no Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na estação biológica de Roscoff, na França.
Viviane Cunha
Formada pela Universidade Federal do Rio e pela University College of London, é diretora da primeira empresa licenciada para avaliar empreendimentos e construções sustentáveis na América Latina.
Illac Diaz
Tem entre seus projetos o Pier One Seafarer?s Dormitory, um abrigo auto-sustentável, a Fundação MyShelter, que trabalha com soluções sustentáveis para a construção de clínicas e salas de aula em áreas rurais.
Cláudia e Kátia Alencar
Atletas engajadas, as gêmeas passaram a conciliar a vitoriosa carreira com a vontade de fazer do esporte uma ferramenta social. Levam o remo para crianças e adolescentes como uma nova possibilidade educacional. Também estão aliando a prática com a defesa da natureza com a criação do Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação Pernambucana de Remo.
Helio Mattar
Fundador e diretor-presidente do Instituto Akatu, uma organização não-governamental que busca conscientizar a população para o consumo voltado para a sustentabilidade. A entidade é reconhecida como uma das mais competentes do mundo.
Martina Hauser
Desde 2010 ela é a líder da equipe do Ministério Italiano do Meio Ambiente, Terra e Mar. Suas principais frentes de trabalho são reduzir a emissão de CO2 no país, além de aumentar a cooperação com países emergentes, entre eles o Brasil.
Tony Haymet
Dedica a vida ao estudo dos oceanos e suas implicações no clima da terra. Ele dirige o Scripps Institution of Oceanography, a frente da maior rede mundial de estações de monitoramento dos gases de efeito estufa.
Sargento Pimenta
Criação de um grupo de nove amigos fanáticos por Beatles e por carnaval, tornou-se um dos blocos mais importantes do Rio. A trupe foi aumentando e hoje conta com mais de 70 componentes, que unem canções do grupo inglês aos ritmos brasileiros.
Magnus Cheiftez
Foi um dos primeiros 40 desenvolvedores de software para a Macintosh, trabalhou em organização que fornece criação e manutenção de sites para entidades engajadas e atuou no desenvolvimento da Livelink, primeira empresa de sistema de gestão documental baseada na web. Atualmente tem o cargo de CEO da Building Energy.