Até o dia 30 de maio, os ‘pais’ e ‘mães’ de pets do Rio podem castrar seus cães e gatos de graça. O ônibus adaptado Castramóvel, que faz parte do programa do RJPET, da Secretaria estadual de Agricultura, começou a operar no pavilhão 300 da Ceasa (Avenida Brasil, nº 19.001, Irajá) na manhã de segunda (2).
+ Mais uma anta nasce em reserva natural na Região Serrana do Rio
A presidente da Ceasa, Bianca de Carvalho, reforça a relevância da campanha para diminuir o índice de abandonos no centro de distribuição. “Muitos cães e gatos dos moradores do entorno não são castrados e são criados com as portas abertas. Isso impacta diretamente no número de animais abandonados na Ceasa”, diz a presidente.
A expectativa do governo é castrar 100 000 animais até o fim de 2022. Estima-se que há mais de 40 000 cães e gatos em todo o estado. No período em que o ônibus estacionou em Muzema, na Estrada do Itanhangá, na Zona Oeste, já foram castrados 5 000 animais em 30 dias.
As inscrições e os agendamentos devem ser feitos pelo site do programa. Pessoas com dificuldades para fazer a inscrição ou sem acesso à internet podem receber ajuda de uma equipe do RJPet no próprio ônibus.
O Castramóvel conta com 20 profissionais, sendo 10 veterinários, que atuam desde a castração até a devolução do animal para o tutor. O procedimento dura, no mínimo, 40 minutos.
“A castração é feita com toda segurança, exatamente como se fosse dentro de uma clínica comum. Aqui nós temos: mesa de emergência com aparelho de anestesia inalatória, as drogas necessárias em caso de emergência, e todos os equipamentos, além de uma equipe completa: veterinários, técnicos e auxiliares”, explica a veterinária responsável, Dra. Ruana Renostro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Cães e gatos são recebidos em dias alternados e todos passam por avaliação prévia de um veterinário. Com 6 calhas de castração, o ônibus tem a meta de castrar 2 000 animais por mês.