A Prefeitura do Rio removeu três grandes expansões ilegais de quiosques na Avenida do Pepê, pouco antes da Avenida Olegário Maciel, na Barra, na madrugada desta quarta (18). Os chamados puxadinhos chiques ocupavam uma área pública de cerca de dois mil metros quadrados, em cada quiosque, com estruturas fixas na área destinada à recuperação da vegetação de restinga e aos banhistas. Na ocasião, foram retirados 11 caminhões de estruturas irregulares – grades, almofadões, cadeiras, bancos e mesas. E serão aplicadas multas pela utilização ilegal do espaço público.
+ VEJA Rio quer saber: qual a sua praia? Bairro preferido? Hotel mais amado?
A ação foi promovida pelas secretarias de Ordem Pública (Seop) e de Meio Ambiente, além da Subprefeitura da Barra. “Essas operações vão continuar acontecendo em outros lugares com foco no ordenamento da praia, especialmente neste período de verão em que o carioca precisa ter as areias com ordem com segurança para que ele possa aproveitar um local que é coletivo, que
é de todo mundo”, disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale. De acordo com informações passadas aos agentes da Secretaria de Ordem Pública, a utilização das áreas chegava a custar cerca de 3 mil reais por um dia de fim de semana.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Secretaria de Meio Ambiente já havia notificado e autuado os locais anteriormente, com garantia de prazo para adequação. Mas as orientações não foram seguidas. “Os estabelecimentos eram alvo de dezenas de reclamações de moradores do bairro por conta do uso indevido de área pública e dos shows realizados no local. Seguiremos atentos às demandas da população”, reforçou Raphael Lima, subprefeito da Barra. Também participaram da ação agentes da Secretaria de Conservação, Guarda Municipal, Comlurb, Light, Iguá, Rio Luz, Polícia Militar e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.