Como quadrilha fingia trabalhar na Light para furtar cabos no Centro
Quando o assunto é furto de energia, as cidades de Magé, São Gonçalo e Araruama lideram ranking, segundo a concessionária Enel

Vestindo uniformes falsos da concessionária de energia elétrica Light, seis suspeitos de integrar uma quadrilha de furto de cabos subterâneos foram presos em flagrante na madrugada desta quarta (8), na Avenida Nilo Peçanha, Centro da cidade. Entre eles, estava um policial militar.
A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados já vinha investigando a ação dos criminosos, que também usavam veículos estampados com a logomarca da Light e mostravam ordens de serviço falsas para tentar não levantar suspeitas. O PM trabalhava como segurança do grupo durante os furtos.
+ Em 2015, Fernanda Torres exaltou o livro Ainda Estou Aqui em crônica para VEJA Rio. Leia
Segundo a DDSD, a presença do agente era fundamental para que os crimes ocorressem, já que ele garantia uma falsa legitimidade das ações. Um integrante da quadrilha respondia em liberdade por furto de cabos.
Quando foram abordados pela Polícia Civil na madrugada desta quarta (8), um membro do grupo saía de um bueiro carregando diversos cabos que acabavam de ser furtados. Os policiais incumbidos da ação localizaram 800 quilos de cabos de cobre no carro da quadrilha, além de materiais usados com exclusividade pela Light.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A concessionária afirmou à polícia que os cabos furtados ajudavam a alimentar pontos estratégicos e essenciais da cidade, como o Tribunal de Justiça e alguns hospitais da região.
Os seis presos foram autuados por furto qualificado e associação criminosa e as investigações, agora, tentam identificar possíveis compradores do material furtado e mais pessoas envolvidas na quadrilha.
Segundo a Light, de janeiro a novembro de 2024 foram registrados 317 casos de furto de cabos, resultando em um prejuízo superior a 7 milhões de reais, além da perda de cerca de 45 000 metros de fiação.
Cidades campeãs de furto de energia
A concessionária Enel divulgou, nesta semana, os municípios que lideram o ranking de furto de energia – o famoso “gato” entre as 66 cidades que integram a área atendida pela empresa. Magé e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e Araruama, na Região dos Lagos, formam o top 3.
De janeiro a novembro de 2024, as cidades registraram, respectivamente, 39,3%, 39,2% e 28,9% de perda de energia. Cabo Frio e Angra dos Reis também estão entre as cidades com mais “gato” de energia elétrica.
+ Os melhores memes sobre a conquista inédita de Fernanda Torres no Globo de Ouro
Para se ter uma ideia da dimensão do desafio da Enel Rio para combater o furto de energia, 15% do total da base de clientes da distribuidora está concentrado em áreas de risco. Essas regiões são responsáveis por mais de 20% do total de perdas registradas pela empresa.
Para denunciar o furto de energia, basta acessar o site ou app da Enel ou ainda ligar para 0800 280 0120, sem necessidade de se identificar.