A quarentena pode ser um bom momento para aprender novidades gastronômicas. Aliás, também pode ser a oportunidade de finalmente, pela primeira vez, se virar nas panelas e fogão. A VEJA RIO separou 9 sites dedicados a culinária. Desde pratos veganos até aquela comidinha da vovó. Confira abaixo:
+A produção artesanal de embutidos vira hobby entre os foodies
O site do grupo francês Webmidia oferece uma série de receitas dos mais variados tipos. Há um seção separada de cardápios para festas como Páscoa, Natal, Ano Novo e Festa Junina. Mas a plataforma também ensina receitas fáceis, capazes de serem feitas até no micro-ondas. São mais de 100 pratos.
Criado em 2000 pela Rita Lobo, apresentadora do programa Cozinha Prática no GNT, o site funciona com receitas e informações sobre como ter uma alimentação saudável. Formada em gastronomia nos EUA, Rita posta receitas tradicionais com um toque irreverente. Um exemplo é o nhoque de abóbora com molho de laranja. Mas, calma! Não precisa ser um chef de cozinha para aprender pratos mais simples como a sopa de cebola gratinada.
O site de comidas e viagens com mais de 300 mil visitas por mês, produz vídeos curtos e simples que ensinam diferentes receitas. Alguns exemplos de sucesso da plataforma – que também está disponível para IOS e Android – são as receitas de doce, como o de brownie com menta, e também categorias inusitadas, como a de “comidas bizarras”. Tem para todos os gostos.
+Coronavírus: Rio terá a primeira Páscoa virtual da História
Multiplataforma de conteúdo gastronômico, o Destemperados reúne além de resenhas de bares e restaurante, um bom número de receitas. São opções de várias nacionalidades, como a uruguaia, tailandesa, entre outras. O site tem opções para diferentes datas e seções de comidas práticas para o dia a dia. Vale o destaque para a lista de seis receitas para fortalecer a imunidade na quarentena.
A maior empresa de alimentos do mundo compartilha suas receitas na internet. Nas opções mais acessadas no site estão: pratos de Páscoa versão vegana, macarrão de panela de pressão com carne, espaguete de abobrinha e o pavê de chocolate com morango. São mais de 100 receitas disponíveis em forma de texto e vídeos.
+ Para receber a Veja Rio em casa, é só clicar aqui.
A Panelatepia foi a vontade de Tatiana Romano de reunir suas duas paixões: psicologia e comida. A professora e psicóloga criou em 2009 o portal para se dedicar mais a cozinha. Com receitas autênticas, o objetivo do site é ter momentos prazerosos cozinhando. Os pratos mais acessados do site são: panquecas americanas, pipoca de leite ninho, bolo de iogurte e até como fazer um ovo de páscoa recheado.
A apresentadora do programa Mais Você da Rede Globo, Ana Maria Braga, publica no site as receitas que são realizadas por ela durante o show. Priorizando sempre receitas práticas para o dia a dia, os pratos mais acessados na plataforma são: torta de frango com palmito e ervilha, brigadeirão gourmet com apenas 4 ingredientes, arroz de forno e o clássico purê de batata.
Os adeptos do veganismo podem aprender receitas sem origem animal. Desmistificando o senso comum que é mais difícil pratos veganos, a plataforma da chefe Nathalia Soares,especialista em culinária vegana, ensina diversas receitas e dicas para cozinhar sem derivados de animais. Ela também tem um canal do YouTube onde ensina como fazer os mais diferentes pratos.
+Quarentena: cinco dicas para cuidar da pele em casa
A vovó mais famosa do Brasil divide em seu site as comidas que dão aquele gostinho de casa. Os clássicos pratos da cozinha brasileira estão explicados passo a passo. Entre as opções mais acessadas: Pão de mel com chocolate branco, berinjela gratinada, fritada de calabresa, bolinha de queijo e claro, diversas receitas de bolo.