Após dois casos confirmados, o estado do Rio investiga outros quatro suspeitas de varíola dos macacos, três delas são na cidade do Rio. A Secretaria estadual de Saúde informou que um deles é o de uma moradora de Itaguaí. Ela foi atendida no Hospital São Francisco Xavier e está em isolamento domiciliar. “Eu estou com muitas dores, muita febre, muitas dores de cabeça. E essas bolhas não param de doer”, disse a mulher. A Prefeitura de Itaguaí informou que a paciente trabalha num hotel, de uma outra cidade, e tem contato com muitos estrangeiros.
+ “Inverno é mais propício para aumento de casos de Covid”, diz secretário
Até o momento, são oito casos em todo Brasil. No Rio, o segundo caso foi confirmado neste domingo (19) pelo Ministério da Saúde. O paciente é um homem de 25 anos que vive em Maricá, na Região dos Lagos. O rapaz, que não teve a identidade revelada, não viajou ao exterior, mas teve contato com estrangeiros. Ele apresenta quadro clínico estável e também está em isolamento, sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde estadual e municipal.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A cidade do Rio foi a primeira do estado a ter um diagnóstico positivo para a doença, confirmado na última terça (14). O paciente é um homem de 38 anos residente em Londres. Ele chegou ao Brasil no dia 11 de junho e procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no dia seguinte.