As pessoas que tomaram a última dose de reforço da vacina contra a Covid-19 há 10 meses já podem procurar um posto para tomar a quinta dose do imunizante. Segundo o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, por enquanto se encaixam nesse perfil apenas as pessoas com imunossupressão e as que participaram de pesquisas.
+ Paes decreta expediente reduzido nos jogos do Brasil na Copa
Segundo as informações da Secretaria municipal de Saúde (SMS), divulgadas pela rádio BandNews, ainda não há uma orientação do Ministério da Saúde ou da Anvisa quanto à quinta dose. Mas Soranz afirmou que a cidade tem autonomia para tomar a decisão de vacinar a população carioca com mais uma dose. Até agora, mais de um milhão e 600 mil cariocas não retornaram aos postos para garantir a quarta dose do imunizante – o equivalente a cerca de 25% da população do município.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Nas últimas três semanas, a taxa de positividade dos exames de Covid no Rio passou de 6% para 21%. E o número de pessoas internadas aumentou de 14 para 44 em 15 dias. De acordo com a SMS, a BQ.1, subvariante da ômicron, é que está causando o aumento do número de casos da doença no Rio. No último sábado (5), foi confirmado o primeiro caso na cidade, em uma moradora da Zona Norte de 35 anos, que tomou as vacinas e passa bem. Ela não tinha histórico de viagem, o que comprovou a transmissão local.