Continua após publicidade

Reformada em setembro, escultura mais antiga do país é novamente depredada

Ladrões furtam estrelas de metal do gradil de D.Pedro I, na Praça Tiradentes

Por Da Redação
2 dez 2022, 11h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nem bem foi reformado pela prefeitura do Rio para a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022), em setembro passado, e o monumento de D. Pedro I, na Praça Tiradentes, já foi vandalizado por ladrões de metais. A primeira escultura pública do país teve pelo menos oito estrelas de ferro instaladas na parte superior de um gradil que a protege furtadas. Outros cinco pedaços do gradeamento, em forma de seta e instalados na parte inferior, também foram levados.

    + Prefeitura retira anúncio de circo colocado sobre painel de arte no Leblon

    Fabricada na Europa, a estátua equestre de D. Pedro I foi inaugurada na Praça da Constituição, atual Praça Tiradentes, em março de 1862. O monumento foi encomendado por D.Pedro II para homenagear o pai.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Este tipo de furto se tornou uma triste rotina na cidade. Depois de retiradas por usuários de drogas ou ladrões, as peças de metal são levadas para ferros-velhos clandestinos ou irregulares. Misturadas às legais, elas são vendidas, em lotes por tipo de metal, para ferros-velhos de médio porte. Dai em diante, em geral com nota fiscal, os fardos são revendidos para empresas recicladoras, encarregadas do beneficiamento do material, que é limpo e prensado. E ingressa na indústria de transformação — siderúrgicas, metalúrgicas e laminadoras. Já como metais (em tarugos), alimenta outras indústrias: as que produzem bens de consumo, podendo virar engrenagens, vergalhões, fios e até carcaças de automóveis.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.