Moradores da Rua da Matriz, em Botafogo, aplaudiram de suas janelas a remoção de uma banca de jornais abandonada que vinha sendo usada por usuários de drogas. Realizada a pedido da vizinhança, a retirada aconteceu na noite desta quinta (26), uma ação que envolveu funcionários da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop), Subprefeitura da Zona Sul e Guarda Municipal, além da RioLuz, Secretaria municipal de Conservação e Companhia Municipal Limpeza Urbana (Comlurb).
+ Sem festa: alunos de 3 universidades levam calote de empresa de formatura
De acordo com denúncias dos moradores, a banca havia sido invadida por usuários de drogas que ali permaneciam para o consumo dos entorpecentes e ainda utilizavam o equipamento como banheiro público, o que trazia riscos à saúde e à segurança pública da região. Durante a operação, também foram retiradas as instalações elétricas que estavam embaixo da rede elétrica e eram utilizadas para furtar energia elétrica.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo informações dadas ao Diário do Rio por Alexandre Machado Rinaldi, gestor executivo local de Botafogo, o dono da banca já havia sido notificado diversas vezes sobre a situação do equipamento e de todos os impactos negativos provocados por ele, mas respondeu. “Além de ocuparem espaços públicos que poderiam ser utilizados de maneiras mais produtivas, e muitas vezes atrapalharem a mobilidade em calçadas estreitas, muitas bancas na cidade não funcionam mais com seu propósito original, deixando de servir à população nas suas imediações. E, infelizmente, elas vem sendo cooptadas para outros fins“, disse Rinaldi, acrescentando que os danos à calçada provocados pela remoção do equipamento na Rua da Matriz serão consertados.